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dc.contributor.advisor1Silva, Erik Vitor da-
dc.creatorCarvalho, Nilton José de-
dc.date.accessioned2019-11-22T19:53:26Z-
dc.date.available2019-11-22T19:53:26Z-
dc.date.issued2012-12-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1093-
dc.description.abstractThis work aims to perform the analysis of “used” lubricating oil used in diesel engines of vehicles used in the rescue activity of the Military Fire Department of Minas Gerais, specifically two Fiat Ducato Maxicargo diesel vehicles currently used in the 9th. ° Fire brigade of the city of Varginha. This analysis comprises the predictive maintenance system in internal combustion engines through the analysis of the lubricating oil used, as it is possible to verify the existence or not of solid particles that indicate the conditions of friction and internal wear of the engine. An internal combustion engine has about 200 moving internal components that work together under aggressive conditions under high pressure and temperature. Thus, to obtain maximum performance, it is necessary that the whole mechanical system acts friction free, using for this purpose the lubrication system. However, component wear is inevitable, and measurement of such wear can be accomplished by analyzing the lubricating oil.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa à realização da análise de óleo lubrificante “usado” utilizado nos motores diesel das viaturas utilizadas na atividade de resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, especificamente de duas viaturas da marca Fiat modelo Ducato Maxicargo, diesel, atualmente empregadas no 9° Batalhão de bombeiros da cidade de Varginha. Esta análise compreende o sistema de manutenção preditiva em motores de combustão interna através da análise do óleo lubrificante utilizado, uma vez que é possível verificar a existência ou não de partículas sólidas que indicam as condições de atrito e desgaste interno do motor. Um motor de combustão interna possui cerca de 200 componentes internos móveis, que trabalham em conjunto em condições agressivas, sob alta pressão e temperatura. Dessa forma, para se obter o máximo rendimento, é necessário que todo o sistema mecânico atue livre de atritos, utilizando para este fim o sistema de lubrificação. No entanto, o desgaste dos componentes é inevitável, e a medida desses desgastes pode ser realizada através da análise do óleo lubrificante.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Regiane Paulino (regiane.paulino@unis.edu.br) on 2019-11-22T19:53:26Z No. of bitstreams: 1 Nilton José de Carvalho.pdf: 5296566 bytes, checksum: 4ce8829f3480283c4cd1bee778f9b2ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-22T19:53:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nilton José de Carvalho.pdf: 5296566 bytes, checksum: 4ce8829f3480283c4cd1bee778f9b2ca (MD5) Previous issue date: 2012-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitáriopt_BR
dc.publisher.initialsFEPESMIGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectManutenção Preditivapt_BR
dc.subjectAnálise de Óleopt_BR
dc.subjectDesgastept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleANÁLISE DE ÓLEO LUBRIFICANTE UTILIZADO EM MOTOR DIESEL DA MARCA FIAT DUCATO MODELO MULTIJET ECONOMYpt_BR
dc.title.alternativeNILTON JOSÉ DE CARVALHOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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