Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Richartz, Terezinha-
dc.creatorAugusto, Vanessa Cristina-
dc.date.accessioned2020-05-07T13:50:02Z-
dc.date.available2020-05-07T13:50:02Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1301-
dc.description.abstractThe official signing of the Brazilian Language of Signals (Pounds), from Decree 5,626 / 05 brought the implementation of the discipline of Brazilian Sign Language to higher education, with emphasis on undergraduate courses. As of 2006, the Institutions of Higher Education have included, under the determination of the legal norm, the offer of the discipline of Libras in the curricular matrices in its courses. Currently the number of deaf students has increased in elementary, middle and high school, so the present bibliographic study aims to discuss the insertion of the Libras - Brazilian Language Signals curricular component in the curricula of teacher training courses. It also intends to present the importance of students of pedagogy to dominate the pounds to work with deaf students in regular schools. The results show that the teacher, immersed in the new educational scenario that one wishes to construct in the perspective of the inclusive practices, will have much easier to mediate teaching / learning in rooms with deaf students. In spite of the advances with the obligator of the law, there is still a shortage of qualified professionals, to act in the superior teaching, until the absence of specific methodologies, as well as didactic material for the teaching and learning of Libras in the Pedagogy Course.pt_BR
dc.description.resumoA oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a partir do Decreto nº 5.626/05 trouxe para o ensino superior, com destaque para os cursos de Licenciaturas, a implementação da disciplina de Língua Brasileira de Sinais. A partir de 2006, as Instituições de Ensino Superior têm incluído, sob a determinação da norma legal, a oferta da disciplina de Libras nas matrizes curriculares em seus cursos. Atualmente o número de alunos surdos tem aumentado no ensino fundamental, médio e superior por isso o presente estudo bibliográfico tem como objetivo discutir sobre a inserção do componente curricular Libras – Língua Brasileira de Sinais nos currículos dos cursos de formação de professores. Pretende, ainda, apresentar a importância de discentes de pedagogia para dominar a libras para atuarem junto aos alunos surdos nas escolas regulares. Os resultados apontam que o professor, imerso no novo cenário educativo que se deseja construir na ótica das práticas inclusivas, terá muito mais facilidade de mediar o ensino/aprendizagem em salas com alunos surdos. Apesar dos avanços com a obrigatoriedade da lei, ainda percebe-se carência de profissionais qualificados, para atuarem na docência superior, até a ausência de metodologias específicas, assim como material didático para o ensino e aprendizagem de Libras no Curso de Pedagogia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Regiane Paulino (regiane.paulino@unis.edu.br) on 2020-05-07T13:50:02Z No. of bitstreams: 1 vanessa augusto definitiva.pdf: 280832 bytes, checksum: f26407c8c8e4648bff83ee7d3d8a0d74 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-07T13:50:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 vanessa augusto definitiva.pdf: 280832 bytes, checksum: f26407c8c8e4648bff83ee7d3d8a0d74 (MD5) Previous issue date: 2019-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitáriopt_BR
dc.publisher.initialsFEPESMIGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES NO CURSO DE PEDAGOGIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vanessa augusto definitiva.pdf274,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.