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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Caldeira, Lúcio-
dc.creatorMendes, Pedro Henrique Nery-
dc.date.accessioned2021-11-08T13:24:26Z-
dc.date.available2021-11-08-
dc.date.available2021-11-08T13:24:26Z-
dc.date.issued2015-05-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2058-
dc.description.abstractThis monograph "The identification of the mark: a case study in four Brazilian soccer clubs" studying the mark of four football clubs in the first tier of Brazilian football. Firstly through literature, concepts of marketing, sports marketing and brand were analyzed, identifying and analyzing the meaning in the public mind. Having done this process, we created a foundation and understanding of the theoretical part, and subsequently made a descriptive analysis in the media (TV and Internet) in order to identify which elements are being used by clubs chosen in order to generate identification in mind the public. Slogans, songs, idols, colors, uniforms, mascots, screaming fans, stadiums, titles, area are some of the elements that can differentiate the Corinthians, Flamengo, Internacional and Cruzeiro do. generating a positive or negative for the brands image.pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia "A identificação da marca: estudo de caso em 4 clubes do futebol brasileiro" estuda a marca de 4 clubes de futebol do primeiro escalão do futebol brasileiro. Primeiramente através de pesquisa bibliográfica, foram analisados conceitos de marketing, marketing esportivo e marca, analisando a identificação e o significado na mente do público. Tendo feito esse processo, criou-se um embasamento e entendimento da parte teórica, sendo posteriormente feito uma análise descritiva nas mídias (TV e Internet) com o objetivo de identificar quais elementos vem sendo utilizados pelos clubes escolhidos com o intuito de gerar identificação na mente do público. Slogans, hinos, ídolos, cores, uniforme, mascotes, gritos de torcida, estádios, titulos, região são alguns dos elementos que podem diferenciar o Flamengo do Corinthians, ou o Cruzeiro do Internacional, gerando uma imagem positiva ou negativa para as marcas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Regiane Paulino (regiane.paulino@unis.edu.br) on 2021-11-08T13:24:26Z No. of bitstreams: 1 Pedro Henrique Nery Mendes.pdf: 7759549 bytes, checksum: da5f6f9ae147c2cc425e509ec5c08427 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-08T13:24:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pedro Henrique Nery Mendes.pdf: 7759549 bytes, checksum: da5f6f9ae147c2cc425e509ec5c08427 (MD5) Previous issue date: 2015-05-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitáriopt_BR
dc.publisher.initialsFEPESMIGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMARKETINGpt_BR
dc.subjectMARKETING ESPORTIVOpt_BR
dc.subjectMARCApt_BR
dc.subjectELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃOpt_BR
dc.subjectCLUBES DE FUTEBOLpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.titleA IDENTIFICAÇÃO DA MARCA: UM ESTUDO DE CASO EM 04 CLUBES DO FUTEBOL BRASILEIROpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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