Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paiva, Vânia de Fátima Flores-
dc.creatorBueno, Adaiane Batista Rosendo-
dc.date.accessioned2021-11-18T20:04:15Z-
dc.date.available2021-11-18-
dc.date.available2021-11-18T20:04:15Z-
dc.date.issued2017-07-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2129-
dc.description.abstractThis paper aims to describe the importance of democratic management in the decision making process in the school space. The school is a space for socialization, and it is up to its leaders to provide a place of living for democracy, guaranteeing a plurality of ideas, creating a privileged environment for democratic values to be shared, as well as developing criticality among citizens making them opinion-formers. This objective will be achieved through a new management vision and through bibliographic reviews and reading of books and articles by renowned authors of the subject. The study showed that democratic management brings with it the need for a democratic stance that must be experienced by all members of the school community, where the manager, the leader who packs schoolwork, should be open to listen and accept the opinions of the members from school. It has also demonstrated that democratic management in its decentralization of power awakens in the whole community the importance of its participation, the school being a space of socialization that provides the participation of all. has as a guaranteed goal the plurality, creating a privileged environment for democratic values to be shared.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo descrever a importância da gestão democrática nast tomadas de decisões no espaço escolar. A escola é um espaço de socialização, cabendo aos seus dirigentes proporcionar um lugar de vivência da democracia, garantindo a pluralidade de ideias. criando um ambiente privilegiado, para que os valores democráticos sejam compartilhados, bem como desenvolver nos cidadãos a criticidade, tornando-os formadores de opinião. Este objetivo será conseguido, a partir de uma nova visão de gestão e por meio de blrevisões bibliográficas e leitura de livros e artigos de autores renomados do assunto. O estudo evidenciou que a gestão democrática traz consigo a necessidade de uma postura democrática que deve ser vivenciada por todos os membros da comunidade escolar, onde o gestor. o lider que embala os trabalhos escolares, deverá estar aberto a ouvir e aceitar as opiniões dos membros da escola. Demonstrou ainda que a gestão democrática na sua descentralização do poder desperta em toda a comunidade a valorização da importância da suat participação, a escola sendo um espaço de socialização que proporciona a participação de todos, tem como meta garantida a pluralidade, criando um ambiente privilegiado para que os valores democráticos sejam compartilhados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Damaris Costa (damaris.costa@unis.edu.br) on 2021-11-18T20:04:15Z No. of bitstreams: 1 Adaiane Batista Rosendo Bueno.pdf: 3321456 bytes, checksum: e0155a001fa7a464f511c3a5c9bcb976 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-18T20:04:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adaiane Batista Rosendo Bueno.pdf: 3321456 bytes, checksum: e0155a001fa7a464f511c3a5c9bcb976 (MD5) Previous issue date: 2017-07-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitáriopt_BR
dc.publisher.initialsFEPESMIGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAUTONOMIApt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.subjectGESTÃO DEMOCRÁTICApt_BR
dc.subjectGESTORpt_BR
dc.subjectPARTICIPAÇÃOpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.titleGESTÃO DEMOCRÁTICA: desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adaiane Batista Rosendo Bueno.pdf3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.