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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paiva, Vânia de Fátima Flores-
dc.creatorNeto, Sebastião Rosa-
dc.date.accessioned2021-11-26T13:56:04Z-
dc.date.available2021-11-26-
dc.date.available2021-11-26T13:56:04Z-
dc.date.issued2015-09-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2149-
dc.description.abstractThis work aims to portray the school management model currently used in its various nuances, sobbing point of view of Authors and Some thinkers, What The stand Oliveira (2002), Luck (2009). Such studies assume because the que character relevant fact according to the authors, now addressed this research, demonstrate an importance of the democratic management as factor que provides no only the smooth running of the internal work of the teaching institution, as in the lives of countless families, that will be influenced by decisions Taken By institution. The objective this work and help discussion in this important topic and bring light to the understanding of the legal guidelines for school management. This achieved objective sera, the From this new vision through literature reviews, as the Marconi, Lakatos (2003). The study showed que school managements developed democratic way, and the ideal type of management, which brings to the fore problems detected in various views, seeking collective decisions and not only the unilateral understanding of directors of educational how also the community space where is inserted, here understood As the physical structure of the institution, its staff and students, as also their families and communities, which live without surroundings of the school, and que can not be deleted from que influence decisions directly discussions in their lives, in the its children and community how hum all still a que demonstrated in the democratic effective school management continuing education a all actors democratic school management becomes necessary for the implementation this goal is a greater than participation of all paragraph an education each diameter better and more democratic.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa retratar o modelo de gestão escolar utilizado atualmente, em suas diversas nuances, sob o ponto de vista de alguns autores e pensadores, os quais se destacam Oliveira (2002), Luck (2009). Tal estudo assume caráter relevante devido ao fato de vários estudos e pesquisas abordarem a importância da gestão democrática como fator que propicia não só o bom andamento do trabalho interno da instituição de ensino, como na vida de inúmeras famílias, que serão influenciadas pelas decisões tomadas pela instituição. O objetivo deste trabalho é auxiliar na discussão desse importante tema e trazer luz ao entendimento das diretrizes legais para a gestão escolar. Este objetivo será conseguido, a partir de uma nova visão de gestão e por meio de revisões bibliográficas, conforme Marconi, Lakatos (2003). O estudo evidenciou que gestões escolares desenvolvidas de forma democrática, refletem o tipo ideal de gestão, que traz à tona os problemas detectados em diversas visões, buscando decisões coletivas e não só o entendimento unilateral da administração da instituição educacional, como também a comunidade no espaço onde está inserida, aqui entendido como a estrutura física da instituição, os seus profissionais e os alunos, como também suas famílias. e comunidades, que vivem no entorno da escola, e que não podem ser excluídos das discussões e de decisões que influenciarão diretamente em suas vidas, na de seus filhos e na comunidade como um todo. Demonstrou ainda que em uma gestão escolar democrática efetiva a formação continuada de todos os atores ligados à educação se torna necessária para a concretização deste objetivo e que quanto maior a participação de todos, mais se concretizará uma educação cada dia melhor e mais democrática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Damaris Costa (damaris.costa@unis.edu.br) on 2021-11-26T13:56:04Z No. of bitstreams: 1 Sebastião Rosa Neto.pdf: 4413314 bytes, checksum: 3336e96a92ce68f73fefd3c44278ca89 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-26T13:56:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sebastião Rosa Neto.pdf: 4413314 bytes, checksum: 3336e96a92ce68f73fefd3c44278ca89 (MD5) Previous issue date: 2015-09-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitáriopt_BR
dc.publisher.initialsFEPESMIGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDEMOCRACIApt_BR
dc.subjectGESTÃO DEMOCRÁTICApt_BR
dc.subjectCOMUNIDADEpt_BR
dc.subjectESCOLARpt_BR
dc.subjectDECISÕES COLETIVASpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.titleGESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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