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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Mariana Aranha-
dc.creatorRabello, Luís Gustavo-
dc.date.accessioned2022-06-01T19:19:55Z-
dc.date.available2022-06-01-
dc.date.available2022-06-01T19:19:55Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2368-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the impacts and challenges of school management in private schools in the municipality of Varginha-MG aggravated by the times of pandemic, considering the dimensions of pedagogical, administrative, culture and school climate, people, results, proposals by Luck (2009). Of a qualitative nature, this study has six school managers as a population, among the thirty private schools located in the municipality of Varginha-MG. The criterion for participation in the research was adherence to the invitation. The questionnaire and semi-structured interview were used as instruments for data collection, carried out online, given the protocols for social distancing, necessary as a result of the Covid19 pandemic. Questionnaire data were treated statistically. The data from the interviews, which were recorded, transcribed and processed by the IRaMuTeQ software, were analyzed considering the Content Analysis. The results showed that the main difficulties and facilities of the action of managers in schools, both in the general context and in the one experienced during the pandemic, are related to the dimensions of Pedagogical and People Management, however, People Management was the most impacted. in this period. For managers, there are two main axes to be considered in the context of the pandemic: (i) school management as a whole and the changes incorporated in pedagogical and people management due to the incorporation of digital technologies; and (ii) the importance of strengthening the school culture and climate, in order to overcome the fear and uncertainties triggered by the pandemic.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar os impactos e desafios da gestão escolar em escolas privadas do município de Varginha-MG agravados pelos tempos de pandemia, considerando as dimensões da gestão pedagógica, administrativa, de cultura e clima escolar, de pessoas, de resultados, propostas por Lück (2009). De natureza qualitativa, este estudo tem como população seis gestores escolares, dentre as trinta escolas privadas localizadas no município de Varginha-MG. O critério para a participação na pesquisa foi o de adesão ao convite. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados, o questionário e a entrevista semiestruturada, realizados de forma online, dado os protocolos para distanciamento social, necessários em decorrência da pandemia do Covid-19. Os dados do questionário foram tratados de forma estatística. Os dados das entrevistas, que foram gravadas, transcritas e tratadas pelo software IRaMuTeQ, foram analisados considerando a Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que as principais dificuldades e facilidades da ação dos gestores nas escolas, tanto no contexto geral quanto no vivido por ocasião da pandemia, estão relacionadas às dimensões da Gestão Pedagógica e de Pessoas, no entanto, a Gestão de Pessoas foi a mais impactada neste período. Para os gestores, são dois grandes eixos a serem pensados a partir do contexto da pandemia: (i) a gestão escolar como um todo e as modificações incorporadas na gestão pedagógica e de pessoas em função da incorporação das tecnologias digitais; e (ii) a importância de se fortalecer a cultura e o clima escolar, de forma a superar o medo e as incertezas desencadeadas pela pandemiapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edna Nascimento (edina.nascimento@unis.edu.br) on 2022-06-01T19:19:55Z No. of bitstreams: 1 Luís Gustavo Rabello - FINAL MGDR OK.pdf: 2487279 bytes, checksum: a9a8edaf5ea6d43e70fd760e6101dc48 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-01T19:19:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luís Gustavo Rabello - FINAL MGDR OK.pdf: 2487279 bytes, checksum: a9a8edaf5ea6d43e70fd760e6101dc48 (MD5) Previous issue date: 2021-02-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitáriopt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.publisher.initialsFEPESMIGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Regionalpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.titleGESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: impactos e desafios das escolas privadas de Varginha-MGpt_BR
dc.title.alternativeLuís Gustavo Rabellopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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