Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2434
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Frogeri, Rodrigo Franklin-
dc.creatorLopes, Deusdedit Faria-
dc.date.accessioned2022-09-16T19:30:28Z-
dc.date.available2022-09-16-
dc.date.available2022-09-16T19:30:28Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2434-
dc.description.abstractAccording to the Brazilian Internet Steering Committee, 24.3 million children and adolescents between the ages of 9 and 17 use the Internet. This number corresponds to 86% of the total number of people in this age group in the country, and about 20 million children and adolescents have profiles on Social Networking Sites (SNS). In this context, the present study aims to identify the influence of SNS on the learning perception of high school students in southern Minas Gerais. Methodologically, the study is characterized as quantitative approach, hypothetical-deductive logic, and positivist epistemology. Through techniques of descriptive statistics, cluster, variance analysis, simple and multiple linear regression, and Structural Equation Modeling, a total of 1361 responses were obtained and, of these, 1255 were considered valid. The results suggest that SNS are relevant and positively influence learning in the school environment. Furthermore, it was observed that high school students in southern Minas Gerais consider the information they acquire from SNS as more relevant than the information received at school. The explanation for this perception may be associated with a process that begins with a greater use of SNS as the main means of communication to keep informed. In this sense, crystallization occurs through the influence of invisible filters existing in SNS that tend to form social and digital content bubbles. Adolescents create a reality formed by their online social ties and guided by the information consumed from the various SNS that are part of their daily lives.pt_BR
dc.description.resumoDe acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, 24,3 milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 17 anos, utilizam a internet. Esse número corresponde a 86% do total de pessoas dessa faixa etária no país e cerca de 20 milhões de crianças e adolescentes possuem perfil em Sites de Redes Sociais (SRS). Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar a influência dos SRS na percepção de aprendizado de estudantes do ensino médio do Sul de Minas Gerais. Metodologicamente, o estudo é caracterizado como de abordagem quantitativa, lógica hipotética-dedutiva e epistemologia positivista. Por meio de técnicas de estatística descritiva, cluster, análise de variância, regressão linear simples e múltipla e Modelagem de Equações Estruturais, um total de 1361 respostas foram obtidas e, destas, 1255 foram consideradas válidas. Os resultados sugerem que os SRS são relevantes e influenciam positivamente na aprendizagem no ambiente escolar. Ademais, observou-se que os estudantes do ensino médio do sul de Minas Gerais consideram as informações que adquirem dos SRS como mais relevantes do que aquelas informações recebidas na escola. A explicação para essa percepção pode estar associada a um processo que se inicia com uma maior utilização dos SRS como principal meio de comunicação para se manterem informados. Nesse sentido, a Cristalização ocorre por meio da influência dos filtros invisíveis existentes nos SRS que tendem a formar bolhas sociais e de conteúdos digitais. Os adolescentes criam uma realidade formada pelos seus laços sociais online e orientada pelas informações consumidas dos diversos SRS que fazem parte do cotidiano desses indivíduos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edna Nascimento (edina.nascimento@unis.edu.br) on 2022-09-16T19:30:28Z No. of bitstreams: 1 15 - Dissertação - Deusdedit Faria Lopes.pdf: 6664818 bytes, checksum: bc461b2400e6ef4d6d2bca09e4d77d39 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-16T19:30:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 15 - Dissertação - Deusdedit Faria Lopes.pdf: 6664818 bytes, checksum: bc461b2400e6ef4d6d2bca09e4d77d39 (MD5) Previous issue date: 2022-07-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitáriopt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.publisher.initialsFEPESMIGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectBolha Informacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.titleBOLHA INFORMACIONAL E APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: um estudo em escolas do ensino médio do Sul de Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeDeusdedit Faria Lopespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Gestão e Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
15 - Dissertação - Deusdedit Faria Lopes.pdf6,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.