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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maia, Geisla Aparecida-
dc.creatorAlves, Nelson Donizeti dos Santos-
dc.date.accessioned2023-03-29T11:25:23Z-
dc.date.available2023-03-29-
dc.date.available2023-03-29T11:25:23Z-
dc.date.issued2022-04-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2567-
dc.description.abstractThis work is a case study about a stretch of highway with an intersection for access from the highway to a rural area. The maintenance of the highways and the verification that they were projected within the technical norms are of utmost importance for the reduction of these accidents, since approximately 50% of the traffic accidents on highways happen in places between accesses and intersections. The objective of this work is to verify and identify the points in the chosen access that do not comply with the manuals that address the technical standards and to propose, through technical surveys, changes for compliance. This purpose was achieved through the elaboration of planialtimetric drawing and photographic reports of how the current state is and based on the manuals of the area, a geometric and signaling project was elaborated to make the stretch regulated. The study showed that there were several regulatory nonconformities in place that compromise the user's safety, such as irregular acceleration and deceleration lanes, construction in prohibited places and lack of horizontal and vertical signs.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata de um estudo de caso sobre um trecho rodoviário com interseção para acesso da rodovia a um trecho rural. A manutenção das rodovias e verificação que foram projetadas dentro das normativas técnicas são de suma importância para a diminuição destes acidentes, sendo que, aproximadamente 50% dos acidentes de trânsito em rodovias acontecem em locais entre acessos e interseções. O objetivo deste trabalho é verificar e identificar no acesso escolhido os pontos em desconformidade com os manuais que abordam as normativas técnicas e propor, através de levantamentos técnicos, alterações para o cumprimento.Este propósito foi conseguido através da elaboração do desenho planialtimétrico e relatórios fotográficos de como se encontra o estado atual e com base nos manuais da área, foi elaborado um projeto geométrico e de sinalização que torne o trecho regulamentado. O estudo demonstrou que existiam várias desconformidades normativas no local que comprometem a segurança do usuário, como por exemplo, faixas de aceleração e desaceleração irregulares, construções em locais proibidos e falta de sinalizações horizontais e verticais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edna Nascimento (edina.nascimento@unis.edu.br) on 2023-03-29T11:25:23Z No. of bitstreams: 1 Nelson Donizeti dos Santos Alves.pdf: 10529812 bytes, checksum: 8578e208e8e3b9986cb0ff82c263f7a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-29T11:25:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nelson Donizeti dos Santos Alves.pdf: 10529812 bytes, checksum: 8578e208e8e3b9986cb0ff82c263f7a1 (MD5) Previous issue date: 2022-04-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitáriopt_BR
dc.publisher.initialsFEPESMIGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectrodoviapt_BR
dc.subjectacessopt_BR
dc.subjectinterseçãopt_BR
dc.subjectmanuaispt_BR
dc.subjectnormaspt_BR
dc.subjectprojetopt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariaspt_BR
dc.titleVERIFICAÇÃO DAAPLICAÇÃO DAS NORMAS DO MANUAL DO DNIT PARA O ACESSO DE PROPRIEDADES MARGINAIS A RODOVIAS FEDERAIS: um estudo de caso na BR 459 km 77,5 em Senador José Bento - MGpt_BR
dc.title.alternativeNelson Donizeti dos Santos Alvespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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