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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Richartz, Terezinha-
dc.creatorLima, Graziele Borato-
dc.date.accessioned2024-01-18T14:05:12Z-
dc.date.available2024-01-18-
dc.date.available2024-01-18T14:05:12Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2631-
dc.description.abstractEducation in the prison system aims to break the persistent cycle of violence, this makes the prison move from an environment of exclusion to a socio-educational environment, enabling the emancipation of incarcerated individuals. For education to take place in penal institutions, it is necessary to review some obstacles that prevent it from actually happening, such as the lack of structure in the environment, scarcity of materials and the lack of adequate training for professionals who work in the area. Therefore, the aim of this article is to discuss education in the prison system as a path to the recovery of prisoners. To this end, the research is based on a bibliographic study with works, documents and legislation on the subject. And from this perspective, the research points out that education in the prison system is an important path in rescuing individuals serving sentences, especially when focused on educational activities that prioritize the Youth and Adult Education curriculum, based on Paulo Freire's proposal. In this sense, it is important to propose comprehensive curricula that prepare inmates for formal education and professionalization after prison, in the search for effective democratic and emancipatory resocialization.pt_BR
dc.description.resumoA educação no sistema prisional visa romper com o persistente círculo vicioso de violência, transformando esse ambiente de exclusão a um que seja socioeducativo, o que possibilitaria, então, a emancipação dos indivíduos encarcerados. E para que o processo de educação ocorra nas unidades de detenção, é necessário rever alguns aspectos que o impedem, como por exemplo, a falta de estrutura no próprio ambiente, a escassez de materiais e a não formação adequada dos profissionais que atuam na área. Diante disso, objetiva-se no presente artigo, discutir a educação no sistema prisional como sendo um caminho para a recuperação de detentos, alicerçando a pesquisa ao estudo bibliográfico com obras, documentos e legislação sobre o assunto, evidenciando que a educação no sistema prisional exerce grande significado para o resgate dos indivíduos que cumprem penas, especialmente quando focados em atividades educacionais que priorizam o currículo da Educação de Jovens e Adultos, pautados na proposta de Paulo Freire. Logo, importam propostas de currículos abrangentes que preparam os detentos para a educação formal e a profissionalização após a prisão, na busca por uma ressocialização eficaz, democrática e emancipatória.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edna Nascimento (edina.nascimento@unis.edu.br) on 2024-01-18T14:05:12Z No. of bitstreams: 1 TCC Graziele B Lima.pdf: 302244 bytes, checksum: 566d10cb0d8185e74ccee1a7e975fb94 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-18T14:05:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Graziele B Lima.pdf: 302244 bytes, checksum: 566d10cb0d8185e74ccee1a7e975fb94 (MD5) Previous issue date: 2023-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitáriopt_BR
dc.publisher.initialsFEPESMIGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação prisionalpt_BR
dc.subjectSistema prisionalpt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL: o caminho para a recuperação dos detentospt_BR
dc.title.alternativeGraziele Borato Limapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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