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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Alves, Alessandro Ferreira-
dc.creatorSousa, Larissa de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-05-16T12:13:14Z-
dc.date.available2024-05-16-
dc.date.available2024-05-16T12:13:14Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2696-
dc.description.abstractThe present work presents an experience report on the construction of an Artificial Intelligence for learning in games, experienced in the context of technology, demonstrating the machine learning of an autonomous player during the months of February and March 2024. The objective of the research consists of introduce machine learning, which is a field of artificial intelligence that focuses on the development of algorithms and techniques that allow 19 computers to learn from data, using tools that allow you to visualize this learning. Through this narrative, an autonomous player was developed to demonstrate the evolution of machine learning in a game, using tools used in web development. The construction of artificial intelligence was analyzed and described, demonstrating its learning. The experience was theoretically based on teaching “ladybugs” to move forward by avoiding “predators” using frontal sensors. According to Endo and Tanaka (2023), recent studies show that they are testing AI methods in current games, due to to vast uncertainty and complexity. Complexity is a relevant factor in studies of artificial intelligence development algorithms, as the more complex the game, the greater the difficulty of research and the inclusion of artificial intelligence. Furthermore, machine learning has contributed for improvement in various fields of activity. This is the result of advances in recent decades that have allowed innovative projects based on artificial intelligence. It is believed that the results of this report can contribute to the debate and reflections on artificial intelligence and its impact on machine learning in games.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre a construção de uma Inteligência Artificial de aprendizado em jogos, vivenciado no contexto de tecnologia, demonstrando o aprendizado de máquina de um jogador autônomo durante os meses fevereiro e março de 2024. O objetivo da pesquisa consiste em apresentar aprendizado de máquina, que é um campo da inteligência artificial que se concentra nos desenvolvimentos de algoritmos e técnicas que permitem computadores aprenderem a partir de dados, utilizando ferramentas que permitem visualizar este aprendizado. Através desta narrativa, foram desenvolvidos um jogador autônomo para demonstrar a evolução do aprendizado de máquina de um jogo, isso aconteceu a partir de ferramentas utilizadas no desenvolvimento web. Foram analisados e descritos a construção de uma inteligência artificial onde demonstrou seu aprendizado. A experiência baseou-se teoricamente em ensinar “joaninhas" a seguir em frente desviando-se de “predadores” usando sensores frontais. De acordo Endo e Tanaka (2023), estudos recentes mostram que estão testando métodos de IA em jogos da atualidade, devido à vasta incerteza e complexidade. A complexidade é um fator relevante nos estudos de algoritmos de desenvolvimento de inteligências artificiais, pois quanto mais complexo o jogo maior é a dificuldade da pesquisa e a inclusão de inteligência artificial. Além disso, o aprendizado de máquina tem contribuído para melhoria em diversos campos de atuação. Esse é o resultado dos avanços nas últimas décadas que permitiram projetos inovadores baseando-se em inteligência artificial. Acredita-se que os resultados deste relato possam contribuir para o debate e reflexões sobre inteligência artificial e seu impacto na aprendizagem de máquinas em jogos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edna Nascimento (edina.nascimento@unis.edu.br) on 2024-05-16T12:13:14Z No. of bitstreams: 1 Larissa de Oliveira Sousa.pdf: 3052809 bytes, checksum: cbde92ed5d476723355ec8d559ee2d24 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-16T12:13:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Larissa de Oliveira Sousa.pdf: 3052809 bytes, checksum: cbde92ed5d476723355ec8d559ee2d24 (MD5) Previous issue date: 2024-04-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitáriopt_BR
dc.publisher.initialsFEPESMIGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIApt_BR
dc.subjectAprendizado de Máquinapt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleCONSTRUINDO UM JOGADOR AUTÔNOMO: IA de aprendizado em jogos usando JavaScriptpt_BR
dc.title.alternativeLarissa de Oliveira Sousapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Sistemas de Informação

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