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Campo DCValorIdioma
dc.creatorXavier, Tamara Aparecida Papini-
dc.creatorReis, Oswaldo Henrique Barolli-
dc.creatorAlves, Alessandro Ferreira-
dc.creatorGarcia, Gustavo Ferreira Rabêlo-
dc.date.accessioned2019-03-20T12:42:08Z-
dc.date.available2019-03-20T12:42:08Z-
dc.date.issued2017-07-15-
dc.citation.issue-pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/783-
dc.description.abstractOrganizations increasingly need to find ways to keep their manufacturing processes free of waste, reduce costs, minimize defects, and increase profit margins. Faced with this, eliminating the causes of non-compliance becomes essential for the company's growth. Under this premise, this work has the objective of identifying the causes of the dimensional problem through the application of Methodology and analysis of solutions of problems 8D, together with the tools of quality management (5W2H, brainstorming, 5 Porquês, GUT matrix, cause and effect diagram and Poka-Yoke device), in order to propose corrective and preventive actions. Such an approach is justified by the importance of guaranteeing the quality of the product in question, aiming at customer satisfaction. In order to reach the proposed objective, the work was elaborated by means of a theoretical reference, under the theme in which the concepts and definitions of the 8D methodology and the quality management tools to be applied, as well as the case study for the elimination of the dimensional problem reported through customer complaint in an organization. Therefore, with the application of these tools it was possible to obtain results such as the elimination of losses and failures in the production process, besides greater process control. The root cause of nonconformity was identified through the applied tools, which allowed for greater quality in the product, providing gains in competitiveness that are important for the growth of the company.pt_BR
dc.description.resumoAs organizações necessitam cada vez mais de encontrar maneiras para manterem seus processos de fabricação livres de desperdício, reduzirem custos, minimizarem defeitos e aumentarem a margem de lucro. Diante disso, a eliminação das causas de não conformidade se torna essencial para o crescimento da empresa. Sob essa premissa, este trabalho tem o objetivo de identificar as causas do problema dimensional por meio da aplicação da Metodologia e análise de soluções de problemas 8D, em conjunto com as ferramentas de gestão da qualidade (5W2H, brainstorming, 5 Porquês, matriz GUT, diagrama de causa e efeito e dispositivo Poka-Yoke), de forma a propor ações corretivas e preventivas. Tal abordagem se justifica pela importância de garantir a qualidade do produto em questão, visando à satisfação dos clientes. Para alcançar o objetivo proposto o trabalho foi elaborado por meio de um referencial teórico, sob a temática em que foram abordados os conceitos e definições da metodologia 8D e das ferramentas de gestão da qualidade a serem aplicadas, como também do estudo de caso para a eliminação do problema dimensional relatado por intermédio de reclamação de cliente em uma organização. Diante disso, com a aplicação dessas ferramentas foi possível obter resultados tais como a eliminação das perdas e falhas no processo produtivo, além de maior controle do processo. A causa raiz da não conformidade foi identificada por meio das ferramentas aplicadas, o que possibilitou maior qualidade no produto, proporcionando ganhos em competividade importantes para o crescimento da empresa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Regiane Paulino (regiane.paulino@unis.edu.br) on 2019-03-20T12:42:08Z No. of bitstreams: 1 Artigo congresso unis.pdf: 592604 bytes, checksum: bf5e3e677bffd93558ec2375ee774c1f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-20T12:42:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo congresso unis.pdf: 592604 bytes, checksum: bf5e3e677bffd93558ec2375ee774c1f (MD5) Previous issue date: 2017-07-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFEPESMIGpt_BR
dc.relation.ispartof-pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVariabilidadept_BR
dc.subjectNão conformidadept_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectPerdaspt_BR
dc.subjectProcesso produtivopt_BR
dc.subjectDesperdíciospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.titleGESTÃO DA QUALIDADE DE PROCESSOS: um estudo de caso sobre aplicação de ferramentas para resolução de um problema dimensional em guarnições de porta malaspt_BR
dc.title.alternativeTAMARA APARECIDA PAPINI XAVIERpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
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