Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/791
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Mayara Ramos-
dc.creatorReis, Oswaldo Henrique Barolli-
dc.date.accessioned2019-03-20T13:44:25Z-
dc.date.available2019-03-20T13:44:25Z-
dc.date.issued2017-07-15-
dc.citation.issue-pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/791-
dc.description.abstractWith an increasingly demanding and competitive market, companies face a great challenge that is to achieve perfection in quality and productivity. Such objectives are survival factors, requiring alternatives to overcome difficulties and facilitate decision making. The quality programs deployed by Brazilian companies, combined with efficient management, can bring good operational results in terms of productivity gains, quality, increased profitability and customer satisfaction. Under this premise, this work has the objective of analyzing the implementation of PBQP-H (Brazilian Program of Quality and Productivity of Habitat) in two companies in the civil construction sector, one company being certified and the other not certified, through methodology and analysis of the PBQP-H management tool, in order to propose actions for continuous improvement. Such an approach is justified by the importance of guaranteeing the quality of the process in question, aiming at customer satisfaction. In order to reach the proposed objective the work was elaborated through a theoretical reference, under the thematic in which the concepts and definitions of the management tool were approached, besides the case study, in which a comparison was made between two companies in the field of construction of buildings, that implanted the PBQP-H and did not implant, being made an analysis of the benefits that the same can bring to company. Therefore, through the comparative analysis between the two companies A and B it was possible to obtain results, such as the importance and the difference of a work that has the certification and the one that does not have, besides greater control of the process, aiming at a better management, material control, productivity and customer satisfaction in construction companies.pt_BR
dc.description.resumoCom um mercado cada vez mais exigente e competitivo, as empresas enfrentam um grande desafio que é conseguir atingir a perfeição no que se refere à qualidade e produtividade. Tais objetivos são fatores de sobrevivência, requerendo alternativas para superar as dificuldades e facilitar a tomada de decisões. Os programas de qualidade implantados pelas empresas brasileiras, conciliados com um eficiente gerenciamento, podem trazer bons resultados operacionais em termos de ganhos de produtividade, qualidade, aumento de lucratividade e satisfação dos clientes. Sob esta premissa este trabalho tem o objetivo de analisar a implantação do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat) em duas empresas do ramo de construção civil, sendo uma empresa certificada e a outra não certificada, através da metodologia e análise da ferramenta de gestão PBQP-H, de forma a propor ações para melhoria contínua. Tal abordagem justifica-se pela importância em garantir a qualidade do processo em questão, visando à satisfação dos clientes. Para alcançar o objetivo proposto o trabalho foi elaborado através de um referencial teórico, sob a temática em que foram abordados os conceitos e definições da ferramenta de gestão, além do estudo de caso, no qual foi feito um comparativo entre duas empresas do ramo de construção de edifícios, que implantaram o PBQP-H e não implantaram, fazendo-se análise dos benefícios que o mesmo pode trazer para empresa. Diante disso, através da análise comparativa entre as duas empresas A e B foi possível, obter resultados, como a importância e a diferença de uma obra que possui a certificação e a que não possui, além de maior controle do processo, visando um melhor gerenciamento, controle de materiais, produtividade e satisfação dos clientes nas empresas de construção civil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Regiane Paulino (regiane.paulino@unis.edu.br) on 2019-03-20T13:44:25Z No. of bitstreams: 1 tcc finalizado (1).pdf: 514940 bytes, checksum: b1ca96b9789bc4a157a3b5792af7bdcb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-20T13:44:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc finalizado (1).pdf: 514940 bytes, checksum: b1ca96b9789bc4a157a3b5792af7bdcb (MD5) Previous issue date: 2017-07-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFEPESMIGpt_BR
dc.relation.ispartof-pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSatisfação dos clientespt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectCertificaçãopt_BR
dc.subjectBenefíciospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.titleREFLEXOS DA APLICAÇÃO DA FERRAMENTA PBQP-H NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVILpt_BR
dc.title.alternativeMAYARA RAMOS ALVESpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc finalizado (1).pdf502,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.