Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1010
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DIVERSIDADE NA MÍDIA: a imagem do gay estereotipado
Título(s) alternativo(s): DAYANA MARQUES DA SILVA
Autor(es): Silva, Dayana Marques da
Primeiro Orientador: Richartz, Terezinha
Resumo: Este trabalho aborda a ―Diversidade na mídia: a imagem do gay estereotipado‖. Tal abordagem se faz necessária porque cada vez mais a homossexualidade está sendo abordada pelos meios de comunicação e esta deve ter uma abordagem com mais seriedade, já que a mídia, no caso a TV, exerce grande influência sobre a sociedade. O objetivo desse estudo é descobrir através de revisão bibliográfica se a mídia tem abordado o assunto com mais naturalidade e explorando menos a imagem do gay estereotipado. Analisando duas novelas exibidas em anos diferentes: ―Amor à Vida‖ exibida em 2013 e ―Orgulho e Paixão‖ exibida em 2018, discorrendo também sobre homossexualidade, sexualidade e gênero para entendermos o papel da Mídia nesse contexto. A pesquisa esclareceu que a mídia vem desenvolvendo este tema desde a década de 1970 e que pequenas mudanças vêm acontecendo desde então. O fato é que a população consome cada vez mais elementos da mídia televisiva, pois ela está presente em tudo e em todos os lugares. O conteúdo que a TV explora é claramente reflexo de uma imagem político-social. Podemos dizer que a identidade de gênero e a sexualidade vêm sendo estudada, notamos um conteúdo mais informativo nos programas exibidos e é exatamente esse esclarecimento que traz as mudanças que percebemos na TV. Essas mudanças fazem com que todos que usam a TV como meio de informação e formação de críticas entendam que o público LGBT merece ser tratado com naturalidade e respeito.
Abstract: This paper addresses "Diversity in the media: the stereotyped gay image". Such an approach is necessary because increasingly the homosexuality is being approached by the mass media and this one must take an approach with more seriousness, since the media, in the case the TV, exerts great influence on the society. The objective of this study is to discover through bibliographic review if the media has approached the subject more naturally and exploring less the stereotyped gay image. Analyzing two novels exhibited in different years: "Love for Life" in 2013 and "Pride and Passion" presented in 2018, also discussing homosexuality, sexuality and gender to understand the role of Media in this context. The research clarified that the media has been developing this theme since the 1970s and that small changes have been happening since then. The fact is that the population is consuming more and more elements of television media, because it is present in everything and everywhere. The content that the TV explores is clearly a reflection of a politico-social image. We can say that gender identity and sexuality are being studied, we notice a more informative content in the programs shown and it is exactly this clarification that brings the changes that we perceive in the TV. These changes mean that everyone who uses TV as a means of information and criticism understands that LGBT people deserve to be treated with naturalness and respect.
Palavras-chave: Homossexualidade
Estereotipo
Gay
TV
Telenovela
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1010
Data do documento: 25-Nov-2018
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Dayana Marques da Silva - Aprovado Terezinha - 05-12.pdf526,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.