Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1015
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : JORNALISMO E ENTRETENIMENTO: Uma análise discursiva do videoclipe Apeshit
Otros títulos : JOSÉ MESQUITA COSTA NETO
metadata.dc.creator: Costa Neto, José Mesquita
metadata.dc.contributor.advisor1: Figueiredo, Carina Adriele Duarte de Melo
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa discursivamente a recepção jornalística do videoclipe Apeshit da dupla The Carters. O objetivo desta análise é identificar, sob o viés da Análise do Discurso, como os sentidos são construídos a partir do lugar de fala dos artistas no videoclipe e também promover reflexões sobre o jornalismo enquanto meio de comunicação e informação. Este propósito será conseguido através da revisão bibliográfica tendo como aparato teórico a Análise do Discurso, fundamentos do jornalismo e os sentidos do poder simbólico na pesquisa de Bourdieu. Sendo o videoclipe uma produção de entretenimento e de expressão cultural, a análise se justifica por considerar tais formas de expressão como lugares de sentidos na sociedade. A análise demonstrou que é possível formular diferentes sentidos a partir de um produto cultural: no sentido do discurso, construção da ideologia, formulação, história e concepção. O trabalho do profissional de jornalismo deve-se atentar também ao entretenimento, tendo como contexto o jornalismo cultural para criticar e apontar olhares relevantes para o receptor.
Resumen : This paper analyzes discursively the journalistic reception of the music video Apeshit of the duo The Carters. The purpose of this analysis is to identify, under the bias of Discourse Analysis, how the senses are constructed from the speech place of the artists in the music video and to promote reflections on journalism as a means of communication and information. This purpose will be achieved through a bibliographical review having as a theoretical apparatus the Discourse Analysis, foundations of journalism and the meanings of symbolic power in Bourdieu's research. As the music video is a production of entertainment and cultural expression, the analysis is justified by considering these forms of expression as places of meaning in society. The analysis showed that it is possible to formulate different meanings from a cultural product: in the sense of discourse, construction of ideology, formulation, history and conception. The work of the journalism professional should also be attentive to entertainment, with cultural journalism as its context in order to criticize and point out relevant views for the recipient.
Palabras clave : Jornalismo
Videoclipe
Análise do Discurso
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1015
Fecha de publicación : 28-nov-2018
Aparece en las colecciones: Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - José Mesquita Costa Neto - Profa. Dra. Carina Adriele Duarte.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.