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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE FUNDAÇÕES PROFUNDAS: estacas escavadas e estacas metálicas de trilho - estudo de caso de edifício residencial e comercial
Otros títulos : ALLAN CRISTIANO LASMAR
metadata.dc.creator: Lasmar, Allan Cristiano
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Armando Belato
metadata.dc.description.resumo: As fundações profundas são aquelas que a carga é transmitida ao terreno através de sua base (resistência de ponta) e/ou superfície lateral (resistência de atrito). As estacas são elementos estruturais esbeltos que, colocados no solo por cravação ou perfuração, tem a finalidade de transmitir cargas ao solo, seja pela resistência de ponta, seja pela resistência de atrito lateral ou pela combinação das duas. A carga admissível das estacas deve ser verificada pelos métodos de cálculo de capacidade de carga, que consideram a interação solo-estaca. Neste estudo, foi abordado o custo comparativo entre fundação profunda do tipo estaca cravado e estaca metálica em trilhos. As estacas cravadas são executadas por escavação mecânica, com uso ou não de lama bentonítica e de revestimento total ou parcial, e posterior concretagem. Podem ter forma circular ou qualquer outra. As estacas metálicas em trilho são tão eficientes quanto as Vigas/Perfis, a principal vantagem é o fato que se presta a cravação em quase todos os tipos de terreno permitindo fácil cravação e grande quantidade de carga. Hoje em dia já não existem preocupações com o problema de corrosão, pois os trilhos permanecem inteiramente enterrados em solo natural, neste caso a quantidade de oxigênio existente é tão pequena que a oxidação é interrompida em um pequeno espaço de tempo. No projeto utilizado para o estudo, as estacas do tipo escavadas já estavam dimensionadas. Para fazer o comparativo entre os tipos de estacas, foi feito, de acordo com o boletim de sondagem real, o dimensionamento da estaca metálica em trilhos. Através do dimensionamento da capacidade de carga, foi adotado um diâmetro comercial e, com o resultado obtido, adotado o número de estacas por pilar.
Resumen : Deep foundations are those where the load is transmitted to the ground through its base (tip resistance) and / or side surface (frictional resistance). The stakes are slender structural elements which, placed on the ground by nailing or drilling, have the transmitting loads to the ground, either by tip resistance or lateral friction or the combination of both. The permissible pile load shall be verified by the methods of calculation of load capacity, which consider soil-pile interaction. In this study, we approached the comparative cost between deep pile foundation and spiked pile rails. Spiked piles are made by mechanical excavation, whether or not using bentonite and full or partial coating sludge and subsequent concreting. May have circular or any other shape. Rail metal piles are as efficient as rail piles. Beams / Profiles, the main advantage is the fact that it lends itself to crimping in almost all terrain types allowing easy crimping and large amount of load. Nowadays no longer there are concerns about the corrosion problem as the rails remain entirely buried in natural soil, in this case the amount of existing oxygen is so small that oxidation stops within a short time. In the project used for the study, the excavated piles were already sized. To do the comparison between the types of piles was made, according to the survey actual, the sizing of the sheet metal in rails. By sizing the load capacity, a commercial diameter was adopted and, with the result obtained, it was adopted the number of piles per pillar.
Palabras clave : Fundação Profunda
Estaca escavada
Estaca metálica em trilhos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1023
Fecha de publicación : 30-nov-2015
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil

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