Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1150
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MELHORIAS E REDUÇÃO DE CUSTOS NO SISTEMA DE AR COMPRIMIDO EM UMA EMPRESA DE LINHAS DE COSTURA
Título(s) alternativo(s): ALEXANDRE JOSÉ DE CASTILHO
Autor(es): Castilho, Alexandre José de
Primeiro Orientador: Silva, Erik Vitor da
Resumo: O trabalho apresenta melhorias no sistema de ar comprimido em uma empresa de linha de costura, o setor analisado foi o de fiação, que é onde se inicia o processo de fabricação de linha. As melhorias foram obtidas a partir da substituição de compressores antigos, por compressores novos com uma tecnologia mais avançada. Quase todas as máquinas da fiação trabalha com sistema de pneumático, daí a importância de trabalhar com uma boa qualidade de ar. Foi realizado um comparativo, entre os três compressores da marca Kaeser utilizados na fiação e a substituição deles por apenas um compressor da marca Atlas Copco que atenderia a necessidade de ar comprimido, com menor custo para a empresa e com melhor qualidade do ar no sistema pneumático.
Abstract: The paper presents improvements in the compressed air system in a line company sewing industry, the sector analyzed was spinning, which is where the process of manufacturing line. Improvements have been achieved by replacing old compressors with new compressors with more advanced technology. Almost all spinning machines works with tire system, hence the importance of working with a good quality of air. A comparison was made between the three Kaeser compressors used in the wiring and replacing them with only one Atlas Copco compressor the need for compressed air, with lower cost for the company and with better quality than air in the pneumatic system.
Palavras-chave: Ar comprimido
Fiação
Compressor
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1150
Data do documento: 30-Nov-2013
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexandre José De Castilho.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.