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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: GESTÃO DA ROTINA DIÁRIA DO INDICADOR DEC DA DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Other Titles: BRUNO GONZAGA DE OLIVEIRA
metadata.dc.creator: Oliveira, Bruno Gonzaga de
metadata.dc.contributor.advisor1: Guedes, Luiz Carlos Vieira
metadata.dc.description.resumo: Diante das exigências do órgão regulador da distribuição de energia elétrica (ANNEL) a companhia energética de Minas Gerais (CEMIG) tem como objetivo a distribuição de energia elétrica de qualidade, o foco em um atendimento de excelência ao cliente e a produtividade. Para isso, está sendo utilizado o método da gestão da qualidade chamado “Controle de Qualidade Total (TQC) “para o controle e acompanhamento dos indicadores duração equivalente a interrupção de unidade consumidora (DEC) e frequência equivalente de interrupção de unidade (FEC), com a finalidade que todos se beneficiem, desde a empresa com boa produtividade, colaboradores com alta eficiência e conhecimento, clientes bem atendidos e satisfeitos e fornecedores com garantia de venda. O TQC é uma ferramenta de gestão da qualidade que consiste em conscientizar cada colaborador sobre seu cargo e suas funções dentro da empresa, ficando bem claro onde cada colaborador deve atuar. Este conhecimento é disseminado aos colaboradores operacionais até em nível de gerencia, todos devendo contribuir em um processo de acompanhamento sistemático dos problemas ou simplesmente uma oportunidade de melhoria dos serviços executados. Os dados são analisados com ajuda de outras ferramentas como o gráfico de pareto, PDCA (Planejamento, execução e ação/padronização), 5W2H e outros gráficos comumente usados. Com isso os problemas do dia a dia podem ser resolvidos de forma mais rápida e eficaz. Todo esse processo acaba se resumindo em padronização dos processos, controle da qualidade, acompanhamento e melhorias.
Abstract: In view of the requirements of the electricity distribution regulator (ANNEL) to Minas Gerais energy company (CEMIG) has as its objective the distribution of energy electrical power, focus on customer service excellence and productivity. For this, the quality management method called “Quality Control” is being used. Total Quality (TQC) “for the control and monitoring of the duration indicators equivalent to consumer unit interruption (DEC) and equivalent frequency of unit interruption (FEC) for the purpose that everyone benefits from the company with good productivity, highly efficient and knowledgeable employees, well-served customers and satisfied and guaranteed vendors. TQC is a management tool for quality that consists in making each employee aware of his / her position and duties within the company, making it clear where each employee should act. This knowledge disseminated to operational employees even at the management level, all of which contribute to a systematic problem monitoring process or simply an opportunity to improve the services performed. Data is analyzed with help other tools such as the pareto chart, PDCA (Planning, Execution and action / standardization), 5W2H, and other commonly used charts. With this the problems of day by day can be resolved more quickly and effectively. This whole process ends up summarizing process standardization, quality control, monitoring and improvements.
Keywords: Padronização
Gestão da qualidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1162
Issue Date: 26-Nov-2014
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

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