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metadata.dc.type: Artigo de Evento
Título : APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DMAIC PARA REDUZIR O TEMPO DE ATENDIMENTO EM UMA LOJA DE MATERIAIS ELÉTRICOS
Otros títulos : EDUARDO AUGUSTO MACHADO AZEVEDO
metadata.dc.creator: Azevedo, Eduardo Augusto Machado
Guedes, Eduardo Emanuel Vieira
metadata.dc.description.resumo: A crescente busca por melhorias de serviços e produtos que atendam um mercado cada vez mais exigente e competitivo, faz com que as empresas busquem aplicar ferramentas da engenharia da qualidade a fim de aperfeiçoar seus processos para melhor atender seus clientes finais. Esta abordagem pode melhorar a qualidade do produto ou serviço através da identificação e resolução das não conformidades encontradas no processo, desta forma, evitam-se desperdícios e torna o processo mais capaz de atender as expectativas do cliente, mantendo a competitividade da empresa no mercado em que se atua. A empresa Multímetro localizada em São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, comercializa materiais elétricos, e apresenta problemas com demora de atendimento aos seus clientes. O objetivo deste estudo é realizar a aplicação do método DMAIC Define (definir), Measure (medir), Analyze (analisar), Improve (aperfeiçoar) e Control (controlar), juntamente com ferramentas da qualidade como 5S e Diagrama de Ishikawa, para melhorar o tempo de atendimento aos clientes, consequentemente, melhorando também a qualidade do serviço prestado. Foi realizado um estudo de caso através da identificação do problema e seus impactos, em seguida, realizado um plano de ação de acordo com o sequenciamento do método DMAIC que tornou possível a implementação de ações de melhoria no processo de atendimento. De tal forma, os resultados almejados pela empresa foram alcançados, além trazer novos conhecimentos acadêmicos atrelados à concepção da utilização da teoria e prática
Resumen : The growing pursuit of product and service enhancements that serve an increasingly demanding and competitive marketplace means companies are looking to apply quality engineering tools to streamline their processes to better serve their end customers. This approach can improve product quality or service by identifying and resolving nonconformities detected in the process, thus avoiding waste and becoming the process better able to meet customer expectations while maintaining a company view. in the market in which it operates. The Multimeter company located in São Gonçalo do Sapucaí, in the south of Minas Gerais, sells electrical materials, and presents problems with delay in serving its customers. The purpose of this study is to apply the DMAIC Method Define (Measure), Measure (Measure), Analyze (Analyze), Improve (Refine) and Control (Control), use quality tools like 5S and Ishikawa Diagram to improve the customer service time, thus also improving the quality of service provided. A case study was conducted through the identification of problems and their impacts, followed by an action plan according to the sequencing of the DMAIC method that made it possible to implement actions to improve the service process. In this way, the results sought by the company were achieved, besides bringing new academic knowledge related to the use of theory and practice.
Palabras clave : DMAIC
Redução no tempo de atendimento
Melhoria
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1200
Fecha de publicación : 12-nov-2019
Aparece en las colecciones: Engenharia de Produção.

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