Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1203
Tipo: Artigo de Evento
Título: A IMPLEMENTAÇÃO DE BUSINESS INTELLIGENCE NO SETOR DE CONTROLADORIA DE OPERAÇÕES: um estudo de caso em uma empresa de Pet’s Foods
Título(s) alternativo(s): JOSÉ MAURO DUARTE JÚNIOR
Autor(es): Duarte Júnior, José Mauro
Mesquita, Ângelo Ávila
Resumo: Em virtude da grande competitividade, o atual mercado exige que as empresas ofereçam produtos/serviços com alta qualidade, confiabilidade, inovação e segurança com o menor custo. Este trabalho tem objetivo estudar a implementação de ferramentas da tecnologia da informação, em especifico as do Business Intelligence, aplicado no setor de controladoria de forma a contribuir nos processos de tomada de decisão com informações essenciais. A metodologia é uma pesquisa bibliográfica exploratória do tipo estudo de caso, em que são apresentados os métodos e as fases para a implementação do business Intelligence em uma empresa de nutrição animal. A pesquisa destaca-se que a necessidade do tratamento dos dados para obter informações corretas, que tem um papel importante para avaliação de possíveis cenários e auxiliar no processo de tomada de decisão como consequência obter vantagens competitiva em seu negócio de atuação agregando valor na empresa, e tornou-se possível acompanhar os processos em tempo real de maneira dinâmica, flexível e em tempo real. Entre os resultados apresentados estão os benefícios da utilização da ferramenta, seu custo benefício e redução do desperdício de tempo em analises desnecessária no setor de controladoria.
Abstract: Em virtude da grande competitividade, o atual mercado exige que as empresas ofereçam produtos/serviços com alta qualidade, confiabilidade, inovação e segurança com o menor custo. Este trabalho tem objetivo estudar a implementação de ferramentas da tecnologia da informação, em especifico as do Business Intelligence, aplicado no setor de controladoria de forma a contribuir nos processos de tomada de decisão com informações essenciais. A metodologia é uma pesquisa bibliográfica exploratória do tipo estudo de caso, em que são apresentados os métodos e as fases para a implementação do business Intelligence em uma empresa de nutrição animal. A pesquisa destaca-se que a necessidade do tratamento dos dados para obter informações corretas, que tem um papel importante para avaliação de possíveis cenários e auxiliar no processo de tomada de decisão como consequência obter vantagens competitiva em seu negócio de atuação agregando valor na empresa, e tornou-se possível acompanhar os processos em tempo real de maneira dinâmica, flexível e em tempo real. Entre os resultados apresentados estão os benefícios da utilização da ferramenta, seu custo benefício e redução do desperdício de tempo em analises desnecessária no setor de controladoria.
Palavras-chave: Controladoria
Business Intelligence
Tecnologia da informação
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1203
Data do documento: 12-Nov-2019
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - 2º Etapa Oficial.pdf465,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.