Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1208
Tipo: Artigo de Evento
Título: MELHORIA DE PROCESSO: Um estudo de caso sobre a utilização de ferramentas da engenharia para redução do nível de refugo
Título(s) alternativo(s): RAPHAEL PIO CURI VILELA
Autor(es): Vilela, Raphael Pio Curi
Guedes, Eduardo Emanuel Vieira
Resumo: O objetivo do trabalho é realizar um estudo de caso visando a melhoraria de um sistema produtivo, que apresenta alto nível de refugo no corte de uma determinada peça produzida em uma empresa do ramo automobilístico. O mercado atual se mostra cada vez mais competitivo, a otimização de processos a fim de gerar o mínimo de refugo e desperdício possível e consequentemente reduzir o custo final da peça, faz com que as empresas se mantenham nesse mercado. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo foi o levantamento bibliográfico sobre o tema engenharia de processo e suas ferramentas, com ênfase em melhorias para suportar o estudo de caso, além de analisar aspectos relacionados ao equipamento de corte e dados estatísticos utilizando cartas de controle para análise da peça estudada. Foram aplicados conceitos utilizados na engenharia de processo como a filosofia Kaizen, auxiliada por outras ferramentas como o ciclo PDCA, o 5W1H, CEP e o 5whys. O resultado obtido e demonstrado é a economia de matéria prima utilizada no processo de fabricação e consequentemente a redução de refugo, resultando na redução de custos de produção da peça analisada, garantindo maior lucratividade para a empresa.
Abstract: The objective of this paper is to conduct a case study aiming at the improvement of a production system, which presents high level of scrap in the cutting of a certain part produced in a company of the automobile industry. The current market is becoming increasingly competitive, the optimization of processes in order to generate as little waste and waste as possible and consequently reduce the final cost of the part, keeps companies in this market. The methodology used for the development of this study was the bibliographic survey on the theme process engineering and its tools, with emphasis on improvement to support the case study, besides analyzing aspects related to the cutting equipment and statistical data using charts. control for analysis of the studied part. Concepts used in process engineering were applied such as the Kaizen philosophy, aided by other tools such as the PDCA cycle, 5W1H, CEP and 5whys. The result obtained and demonstrated is the saving of raw material used in the manufacturing process and consequently the reduction of scrap, resulting in reduced production costs of the analyzed part, ensuring greater profitability for the company.
Palavras-chave: Melhoria de processos
Kaizen
Refugo
PDCA
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1208
Data do documento: 12-Nov-2019
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Raphael Pio Curi Vilela..pdf764,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.