Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1215
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA EM OPERAÇÕES COM CALDEIRAS À VAPOR
Título(s) alternativo(s): FRANCIS DE LIMA LOURENÇO
Autor(es): Lourenço, Francis de Lima
Primeiro Orientador: Pereira, Sidnei
Resumo: A caldeira é um equipamento altamente resistente que possui como princípio básico o aquecimento da água líquida que se transforma em gasosa por meio da troca térmica entre um combustível e a água. As indústrias que possuem caldeiras devem possuir documentações especificas para estarem em conformidade durante uma fiscalização do ministério do trabalho, dentre estas documentações estão prontuário de fabricação, livro de registro de segurança, projeto de instalação, projetos de alteração ou reparos e relatórios de inspeção. As empresas que não atenderem aos requisitos estão passivas de multa. Salienta-se também, a importância da prevenção de acidentes com os operadores pois não são poucas as vezes que temos informações de acidentes com estes equipamentos onde colaboradores foram mortos ou gravemente feridos através de explosões. Além dos acidentes, que muitas das vezes são fatais, seguir as regras e normas existentes estabelecidas também evitará que a empresa arque com multas onerosas ou até mesmo o embargo do equipamento. O objetivo deste estudo é realizar uma análise, embasada na NR 13, onde se refere às condições de instalação e procedimentos operacionais, no intuito de se obter informações precisas sobre a situação atual da segurança na operação de caldeiras. Foi verificada a importância dos operadores das caldeiras conhecerem as normas de segurança e aplica-las na rotina da empresa. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, através da pesquisa em livros, normas e artigos científicos.
Abstract: A caldeira é um equipamento altamente resistente que possui como princípio básico o aquecimento da água líquida que se transforma em gasosa por meio da troca térmica entre um combustível e a água. As indústrias que possuem caldeiras devem possuir documentações especificas para estarem em conformidade durante uma fiscalização do ministério do trabalho, dentre estas documentações estão prontuário de fabricação, livro de registro de segurança, projeto de instalação, projetos de alteração ou reparos e relatórios de inspeção. As empresas que não atenderem aos requisitos estão passivas de multa. Salienta-se também, a importância da prevenção de acidentes com os operadores pois não são poucas as vezes que temos informações de acidentes com estes equipamentos onde colaboradores foram mortos ou gravemente feridos através de explosões. Além dos acidentes, que muitas das vezes são fatais, seguir as regras e normas existentes estabelecidas também evitará que a empresa arque com multas onerosas ou até mesmo o embargo do equipamento. O objetivo deste estudo é realizar uma análise, embasada na NR 13, onde se refere às condições de instalação e procedimentos operacionais, no intuito de se obter informações precisas sobre a situação atual da segurança na operação de caldeiras. Foi verificada a importância dos operadores das caldeiras conhecerem as normas de segurança e aplica-las na rotina da empresa. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, através da pesquisa em livros, normas e artigos científicos.
Palavras-chave: Caldeiras à vapor
Norma Regulamentadora n.13
Segurança do trabalho
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1215
Data do documento: 12-Dez-2019
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FRANCIS DE LIMA LOURENÇO.pdf917,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.