Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/124
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DE PROJETO DE DRENAGEM E VIÁRIO COM BASE NO ESTUDO DE CASO PARA O SISTEMA DE MACRODRENAGEM DO CÓRREGO AS MARGENS DA VIA DE ACESSO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS, CAMPUS MACHADO - MG
Título(s) alternativo(s): SABRINA CUPERTINO MAGALHÃES
Autor(es): Magalhães, Sabrina Cupertino
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Ivana Prado de
Resumo: Visando minimizar os problemas oriundos da falta de planejamento para projetos, o presente trabalho tem por objetivo apresentar diretrizes para implantação de projetos de drenagem e viário. Para isto, foi realizado um estudo de caso de um córrego natural às margens da via de acesso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF) – Campus Machado, MG em que o mesmo se apresenta ineficaz todo ano. Foram necessárias conhecimento da literatura, coletas de dados, visitas em campo bem como manuseio de softwares que possibilitou o diagnóstico prévio da atual situação do córrego e dos demais fatores que influenciam na sua funcionalidade. Com isto, foram estabelecidas as diretrizes pela qual a elaboração de um projeto de drenagem e viário deve proceder, tendo como resultado final a prevenção de projetos ineficientes.
Abstract: In order to minimize the problems arising from the lack of planning for projects, this paper aims to present guidelines for the implementation of drainage and road projects. For this, a case study of a natural stream was carried out along the access road of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the South of Minas Gerais (MG) - Campus Machado, MG, where it is ineffective every year. It was necessary to know the literature, data collection, visits in the field as well as software handling that made possible the previous diagnosis of the current situation of the stream and other factors that influence its functionality. With this, the guidelines by which the elaboration of a drainage and road project must proceed, having as final result the prevention of inefficient projects.
Palavras-chave: Projeto de drenagem
Projeto Viário
Diretrizes de Projetos
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/124
Data do documento: 7-Dez-2017
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACRODRENAGEM.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.