Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1253
Tipo: Artigo de Evento
Título: ARMADURA PARA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO: comparação de custo entre fornecimento do aço em barra e pré-armado
Título(s) alternativo(s): ISABELLA BERNARDES SILVÉRIO
Autor(es): Silvério, Isabella Bernardes
Gaspar, Geisla Aparecida Maia Gomes
Resumo: O presente artigo aborda o fornecimento do aço de armaduras para estruturas de concreto armado em barras e pré-armado, tendo como objetivo comprovar a redução de custos com o fornecimento do aço pré-armado para as armaduras de uma edificação no Sul de Minas Gerais. Para este propósito foi realizada uma pesquisa bibliográfica referente as duas formas de fornecimento do aço e posteriormente utilizando um modelo de estrutura da torre de um edifício de múltiplos pavimentos realizou-se um estudo de caso comparativo dos custos entre o fornecimento do aço em barras e o pré-armado. Em seguida para a análise dos custos o orçamento será fundamentado em adaptações das composições de custos dispostas no TCPO (Tabelas de Composições de Preços para Orçamentos). A análise da viabilidade econômica quanto aos tipos de fornecimentos comprovou que o aço pré-armado gera uma redução de 6% no custo total das armações, reduz em 5% a perda de material e em 25% o tempo de trabalho da mão-de-obra. O artigo proporciona embasamento para profissionais da área de construção civil no que tange a gestão da execução das armaduras para as estruturas de concreto armado.
Abstract: This article deals with the supply of reinforcement steel for reinforced bars and pre- reinforced concrete structures, aiming to prove the cost reduction with the supply of pre- reinforced steel weapons for a building in the south of Minas Gerais. For this purpose, a literature search was conducted for two forms of steel supply, and subsequently using a tower structure model of a constructed pavement building, if a comparative case study of costs among steel bar suppliers and the pre-armed. Then, for cost or budget analysis, it will be based on cost composition adaptations arranged in TCP (Budget Price Tables). An analysis of the economic viability of the proven types of supplies that precast steel yields a 6% reduction in total frames reduces material loss by 5% and labor time by 25%. The article provides a foundation for construction professionals who do not allow the management of weapons execution for reinforced concrete structures.
Palavras-chave: Concreto Armado
Aço
Pré-Armado
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1253
Data do documento: 2-Dez-2019
Aparece nas coleções:Engenharia Civil EAD.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabella Bernardes Silvério.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.