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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA HOTELARIA DE SÃO LOURENÇO-MG PARA O ENFRENTAMENTO DO MERCADO COMPETITIVO
Otros títulos : YAGO VICTHOR NOGUEIRA
metadata.dc.creator: Nogueira, Yago Victhor
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Edmo Alves da
metadata.dc.description.resumo: Saber quais as estratégicas de mercado podem ser adotadas pelo segmento de hotelaria para conquistar e reter seus clientes (hóspedes e turistas), em meio ao enfrentamento do mercado competitivo foi fonte de motivação e temática de pesquisa do referido artigo. Se justificou, pois, no mundo globalizado urge a necessidade de qualquer organização se prontificar em termos estratégicos e operacionais para a manutenção de suas atividades competitivas ou de seus serviços dotados de qualidade. Objetivou-se, então, mostrar que a qualidade do atendimento e a qualidade do relacionamento com o turista/hóspede (cliente) é uma das estratégias identificadas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com colaboradores e hóspedes/turistas (clientes) de hotéis e pousadas de São Lourenço-MG, utilizando-se de questionário para a coleta de dados. Identificou-se que o segmento adota instrumentos/políticas de fidelização e de hóspedes/turistas (clientes); o preço, conforto e limpeza e bom atendimento são os requisitos principais esperados pelos clientes; os colaboradores são devidamente treinados para a prestação de serviços de atendimento e relacionamento; e que tais serviços foram bem avaliados como excelentes; a qualidade é percebida por meio da confiabilidade, cortesia, rapidez de resposta, comunicação, credibilidade, acesso e segurança. Concluiu-se que a gestão dos atributos da qualidade do atendimento e do relacionamento enquanto serviços ofertados no segmento de hotelaria de São Lourenço-MG é uma estratégia para o enfrentamento do mercado competitivo e pode ser percebida por seus colaboradores (atendentes) e turistas/hóspedes (clientes), possibilitando fidelização e, consequentemente, manutenção das organizações no mercado.
Resumen : Know which market strategies can be adopted by the hospitality segment to conquer and retain its customers, in the midst of facing the competitive market was a source of motivation and research theme of the referred article. If justified, therefore, in the globalized world to urge the need for any organization to readiness in strategic and operational terms to maintain its activities competitive prices or quality services. The objective, then, was to show that quality of service and quality of the relationship with the tourist / guest (client) is one of the identified strategies. To do so, perform a field research with employees and guests / tourists of hotels and inns of São Lourenço-MG, using the questionnaire for data collection. It was identified that the segment adopts loyalty instruments / policies and tourists / customers; the price, comfort an cleanliness and good service are the main requirements expected by customers; the employees are properly trained to provide customer service and relationship; and which services were welcomed as excellent; the quality is perceived through services, courtesy, speed of response, communication, credibility, access and security. It was concluded that the management of the attributes of quality of care and relationship as services offered in the hotel segment of São Lourenço-MG is strategy to face the competitive market and can be perceived by its employees (attendants) and tourists / guests (customers), enabling loyalty and, consequently, keeping organizations on the market.
Palabras clave : Qualidade
Serviços
Atendimento
Relacionamento
Hotelaria
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1255
Fecha de publicación : 4-jul-2019
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