Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1256
Tipo: Artigo de Evento
Título: DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA PLUVIAL EM UMA ESCOLA PRIVADA NA CIDADE DE CARMO DO RIO CLARO MG
Título(s) alternativo(s): ISAU DE OLIVEIRA JÚNIOR
Autor(es): Oliveira Júnior, Isau de
Gaspar, Geisla Aparecida Maia Gomes
Resumo: Este trabalho visa o dimensionamento e orçamento de um sistema de aproveitamento de água pluvial em uma escola privada na cidade de Carmo do Rio Claro MG, devido a grande importância de medidas para diminuir o impacto ambiental e as vantagens econômicas que o projeto viabiliza. Visto que a água de chuva é um recurso natural, o projeto baseia-se numa tendência de implantação de recursos cada vez mais aliado a construção civil. Neste projeto foi utilizado o método de dimensionamento de Rippl para reservatório de água pluvial e dentre os demais recursos utilizados estão estudar a precipitação da região, analisar as variações pluviométricas no decorrer dos anos, determinar o consumo para a atividade desenvolvida e analisar os componentes de um sistema de aproveitamento de água pluvial.
Abstract: This work aims to design and budget a rainwater harvesting system in a private school in the city of Carmo do Rio Claro MG, due to the great importance of measures to reduce the environmental impact and the economic advantages that the project enables. Given that rainwater is a natural resource, the project is based on a trend towards resource deployment increasingly allied with construction. In this project we used the Rippl sizing method for rainwater reservoir and among the other resources used are studying the precipitation of the region, analyzing the rainfall variations over the course, determining the consumption for the activity developed and analyzing the components of a system. ​rainwater harvesting.
Palavras-chave: Escola
Sustentabilidade
Água pluvial
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1256
Data do documento: 28-Nov-2019
Aparece nas coleções:Engenharia Civil EAD.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isau de Oliveira Junior.pdf505,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.