Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1275
Tipo: Artigo de Evento
Título: PROJETO DE ADEQUAÇÃO PARA EDIFICAÇÃO, PARA SE TORNAR REFERÊNCIA SUSTENTÁVEL EM CONSTRUÇÃO E USO
Título(s) alternativo(s): TALES ALEXANDRE AVERSI-FERREIRA
Autor(es): Aversi-Ferreira, Tales Alexandre
Carvalho, Laísa Cristina
Resumo: Os equipamentos urbanos em cidades são praças, áreas verdes urbanizadas, museus, academias ao ar livre, centros de convenções, poliesportivos, clubes, shoppings, teatros, cinemas, bares. As áreas que exercem uma função social importante são os locais de ajuda à população carente que recebe vários tipos de auxílios, como alimentação e vestuário, no entanto, não são construídas para serem e nem usadas como áreas de lazer. Em relação a esses locais, é razoável perguntar se poderiam ser tratados, também, como áreas de lazer para a população, associando a eles áreas verdes, jardins, academias ao ar livre para um gerar atendimento mais humanizado. Nesse trabalho, foi realizada uma pesquisa descritiva/investigativa e quantitativa e os métodos aplicados foram levantamento em campo e levantamento bibliográfico para embasar a hipótese e alcançar o objetivo. O espaço utilizado foi um Centro Religioso que atende durante todos os dias da semana a população carente de um bairro de Alfenas-MG. Foi elaborado um projeto para tornar o ambiente mais humanizado com alternativas sustentáveis para proporcionar lazer e conforto para a população. Foram calculados o volume de um reservatório para água da chuva e acordo com o volume de água obtido do telhado e em função da pluviometria da região. A área do terreno foi calculada e dividida em uma região para fonte e pequenos córregos em valetas. Área gramada, bancos e uma local para academia ao ar livre. Um salão foi projetado para servir de atendimento a cursos, estudos e local para alimentação com bancos que se modificam para serem carteiras ou mesas. Para a construção do salão foi proposto o método drywall do tipo steelframe com um alto pé direito para usar a luz natural e ventilação natural. A proposta do projeto é viável em termos de saúde e sustentabilidade, objetivos desse trabalho, no entanto, em termos financeiros, outros trabalhos poderiam visar orçar e diminuir custos para a sua implantação, pois a efetivação dos dados teóricos colocados aqui se enquadra muito bem dentro de um projeto de Arquitetura e Engenharia Civil moderno, escasso no Brasil, e que deve ser implementado em locais que recebem a população para auxílio, humanizando o tratamento das mesmas e aproximando as famílias, pois algumas pessoas somente têm acesso a esse tipo de local se o mesmo for gratuito. Em suma, o tipo de projeto que foi mostrado nesse trabalho pode ser instrumento de justiça social e preservação da saúde da população, além de servir de base para as casas de assistência social criarem seus espaços verdes e ecológicos.
Abstract: Leisure areas in cities include squares, urbanized green areas, museums, outdoor gyms, convention centers, sports centers, clubs, shopping malls, theaters, cinemas, and bars. Some areas that are not considered recreational, but which play an important social role include places of social assistance where the needy population can receive various types of aid. In relation to these places of public service, it is reasonable to ask if they could be treated as leisure areas, associating them with green areas, gardens, and outdoor gymnasiums so that social service is more humanized, in accordance with the need to offer places of leisure and well-being for the most needy population.Therefore, the objective of this work was to create a project to establish an open place in a religious institution, where care is provided for the needy community in an urbanized space. This work is a qualitative descriptive/investigative research, the space used was a Religious Center that attends to the needy community every day of the week, in the city of Alfenas-MG.It was elaborate a plan to become the space more humanized and to proportioned leisure and comforts to people. The project proposal is feasible in terms of health and sustainability, objectives of this work, however, in financial terms, other works could aim to budget and reduce the costs of its implementation because the establishment of the theoretical data presented here fits very well within a modern Civil Engineering and Architecture project.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Engenharia Civil
Espaço Comunitário
Edificações
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1275
Data do documento: 28-Nov-2019
Aparece nas coleções:Engenharia Civil EAD.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tales Alexandre Aversi-Ferreira.pdf4,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.