Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1293
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MODA: uma forma de comunicação e expressão cultural
Título(s) alternativo(s): RENATA MANTOVANI ESPÍNDOLA VILLELA
Autor(es): Villela, Renata Mantovani Espíndola
Primeiro Orientador: Terra, Márcia de Lima Elias
Resumo: Este trabalho aborda a moda como um meio de comunicação e expressão cultural do indivíduo perante a sociedade. Através de seus conceitos, símbolos e códigos a moda passa por uma evolução, sendo acompanhada por períodos históricos, que se transformam em linguagem. O objetivo desse estudo é relatar a importância da indumentária para a construção da identidade como manifestação subjetiva ante a diversidade cultural. Este propósito será conseguido mediante a pesquisa bibliográfica voltadas ao tema de Moda e Comunicação Social. O estudo demonstrou que os meios de comunicação estão interligados à moda e a expressão individual, pois a mídia e os diferentes grupos de formação cultural exercem uma grande interferência na escolha do estilo de vestimenta contemporânea. Portanto, entende-se que a moda está presente em diversos lugares, tornando-se um meio de comunicação mais genuíno para o ser humano expressar sua identidade.
Abstract: This paper approaches fashion as a means of communication and cultural expression of the individual before society. Through its concepts, symbols and codes fashion goes through an evolution, being accompanied by historical periods, which become language. The aim of this study is to report the importance of clothing for the construction of identity as a subjective manifestation before cultural diversity. This purpose will be achieved through bibliographic research focused on the theme of Fashion. The study showed that the media are intertwined with fashion and individual expression, as the media and the different cultural formation groups exert a major influence on the choice of contemporary dress style. Therefore, it is understood that fashion is present in many places, becoming a more genuine means of communication for humans to express their identity.
Palavras-chave: Moda
Cultura
Comunicação
Comportamento
Indivíduo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1293
Data do documento: 25-Nov-2019
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Mantovani.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.