Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1302
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O A EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS NO INTERIOR DE MINAS GERAIS: reflexões de um ex-aluno
metadata.dc.creator: Brito, Webert do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Richartz, Terezinha
metadata.dc.description.resumo: O trabalho aqui apresentado é a narrativa autobiográfica do processo de inserção escolar no ensino público mineiro de um aluno surdo que hoje é estudante de Pedagogia. O objetivo desta monografia é compartilhar através de pesquisa narrativa autobiográfica a experiência como discente surdo e com isso contribuir para a sensibilização, reflexão e quem sabe reestruturação da educação de surdos no ensino público regular, a partir das dificuldades e falhas encontradas no processo de ensino/aprendizagem, com professores não formados na língua de sinais. A pesquisa autobiográfica se fez relevante, pois assim como este aluno, outros surdos e demais agentes educacionais interessados poderão identificar-se e repensar sua prática bem como sua própria aprendizagem. Este formato de pesquisa tem-se popularizado pois, permite ao autor e seu leitor estabelecer um diálogo favorável para a construção de novos saberes. A pesquisa narrativa autobiográfica é aquela que conta ao leitor um recorte de fatos ou situações vividas pelo autor, com a intencionalidade de motivar, sensibilizar, expor, provocar suas concepções e crenças acerca do problema. O discente apresenta os fracassos, dificuldades e os prejuízos no aprendizado. Relata que ficou com defasagem em conteúdo específico, no uso e produção escrita da língua portuguesa e no desenvolvimento da inteligência lógico-matemática, além do sentimento de frustração durante o processo de educação no ensino público regular.
Resumen : The work presented here is the autobiographical narrative of the process of school insertion in the Minas Gerais public education of a deaf student who is now a student of Pedagogy. The objective of this monograph is to share through autobiographical narrative research the experience as a deaf student and with that contribute to the sensitization, reflection and who knows restructuring the education of deaf people in the regular public education, from the difficulties and failures found in the process of teaching / with unformed teachers in sign language. The autobiographical research has become relevant, because like this student, other deaf and other interested educational agents can identify and rethink their practice as well as their own learning. This research format has become popular because it allows the author and his reader to establish a favorable dialogue for the construction of new knowledge. The autobiographical narrative research is one that tells the reader a clipping of facts or situations lived by the author, with the intention of motivating, sensitizing, exposing, provoking their conceptions and beliefs about the problem. The student presents the failures, difficulties and losses in learning. It reports that it has lagged in specific content, in the written use and production of the Portuguese language and in the development of logical-mathematical intelligence, as well as the feeling of frustration during the education process in regular public education.
Palabras clave : Educação
Alunos surdos
Ensino regular
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1302
Fecha de publicación : 28-nov-2019
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Webert definitivo PDF.pdf290,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.