Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ramos, Mônica Ribeiro-
dc.creatorCruz, Melissa Araújo Teixeira-
dc.date.accessioned2020-05-07T14:00:47Z-
dc.date.available2020-05-07T14:00:47Z-
dc.date.issued2019-11-28-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1303-
dc.description.abstractThe importance of the use of games with recyclable materials, as a pedagogical resource in Early Childhood Education, is a relevant theme for contemporaneity. This is due to the need to work on environmental awareness from the earliest school years as well as the preservation of nature and sustainability. This situation provides children with experiences of reuse of recyclable materials in the construction of games that will contribute to their teaching-learning process. The aim of the present research is to demonstrate the contribution of these recyclable games in Early Childhood Education and how this reflects on the lives of children, including their consumption relations, since games and games are stimulus activities capable of contributing to the cognitive, physical, social and emotional development of the child. This study will also support the professionals of Early Childhood Education, expanding the tools capable of awakening in children the interest to learn through pleasurable, playful and sustainable experiences. This research - carried out through a descriptive and quantitative methodology - with students from four to nine years of the entire period of a private school in Varginha / MG pointed out a new perspective on the part of the students, who had the opportunity to produce their own toys, valuing the process of construction of them and, also, the raw material that would have previously been discarded. In this way, education transcends the walls of the school and begins to contribute to the students' citizenship, because it aims at changing habits and instigates actions that can cause positive impacts in the environment in which they live.pt_BR
dc.description.resumoA importância do uso de jogos com materiais recicláveis, como recurso pedagógico na Educação Infantil, trata-se de um tema relevante para a contemporaneidade. Isso devido à necessidade de se trabalhar a conscientização ambiental desde os anos iniciais no âmbito escolar, bem como a preservação da natureza e a sustentabilidade. Tal situação proporciona às crianças experiências de reaproveitamento de materiais recicláveis, na construção de jogos, que irão contribuir para o seu processo de ensino-aprendizagem. O objetivo da presente pesquisa é demonstrar qual a contribuição desses jogos recicláveis na Educação Infantil e de como isso reflete na vida das crianças – inclusive em suas relações de consumo –, uma vez que os jogos e as brincadeiras são atividades de estímulo capazes de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional da criança. Este estudo também irá subsidiar os profissionais da Educação Infantil, ampliando as ferramentas capazes de despertar nas crianças o interesse pelo aprender através de vivências prazerosas, lúdicas e sustentáveis. Esta pesquisa – realizada através de metodologia descritiva e qualitativa – com os alunos de dois a nove anos do período integral de um colégio particular em Varginha/MG apontou uma nova perspectiva por parte dos educandos, que tiveram a oportunidade de produzir seus próprios brinquedos, valorizando o processo de construção deles e, também, a matéria prima que seria anteriormente descartada. Dessa forma, a educação transcende os muros da escola e passa a contribuir para a formação cidadã dos alunos, pois visa à mudança de hábitos e instiga ações que podem causar impactos positivos no meio em que vivem. A pesquisa visa gerar transformações de práticas e atitudes referentes ao meio ambiente, promovendo uma reflexão nos estudantes, educadores e comunidade, contribuindo para a formação de valores, princípios e hábitos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Regiane Paulino (regiane.paulino@unis.edu.br) on 2020-05-07T14:00:47Z No. of bitstreams: 1 Melissa Araújo Teixeira.pdf: 369516 bytes, checksum: 3c00994abb8be8032b4bbfbedd036241 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-07T14:00:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Melissa Araújo Teixeira.pdf: 369516 bytes, checksum: 3c00994abb8be8032b4bbfbedd036241 (MD5) Previous issue date: 2019-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitáriopt_BR
dc.publisher.initialsFEPESMIGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectJogos recicláveispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO USO DE JOGOS RECICLÁVEIS, COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Melissa Araújo Teixeira.pdf360,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.