Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1303
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O USO DE JOGOS RECICLÁVEIS, COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Cruz, Melissa Araújo Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Mônica Ribeiro
metadata.dc.description.resumo: A importância do uso de jogos com materiais recicláveis, como recurso pedagógico na Educação Infantil, trata-se de um tema relevante para a contemporaneidade. Isso devido à necessidade de se trabalhar a conscientização ambiental desde os anos iniciais no âmbito escolar, bem como a preservação da natureza e a sustentabilidade. Tal situação proporciona às crianças experiências de reaproveitamento de materiais recicláveis, na construção de jogos, que irão contribuir para o seu processo de ensino-aprendizagem. O objetivo da presente pesquisa é demonstrar qual a contribuição desses jogos recicláveis na Educação Infantil e de como isso reflete na vida das crianças – inclusive em suas relações de consumo –, uma vez que os jogos e as brincadeiras são atividades de estímulo capazes de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional da criança. Este estudo também irá subsidiar os profissionais da Educação Infantil, ampliando as ferramentas capazes de despertar nas crianças o interesse pelo aprender através de vivências prazerosas, lúdicas e sustentáveis. Esta pesquisa – realizada através de metodologia descritiva e qualitativa – com os alunos de dois a nove anos do período integral de um colégio particular em Varginha/MG apontou uma nova perspectiva por parte dos educandos, que tiveram a oportunidade de produzir seus próprios brinquedos, valorizando o processo de construção deles e, também, a matéria prima que seria anteriormente descartada. Dessa forma, a educação transcende os muros da escola e passa a contribuir para a formação cidadã dos alunos, pois visa à mudança de hábitos e instiga ações que podem causar impactos positivos no meio em que vivem. A pesquisa visa gerar transformações de práticas e atitudes referentes ao meio ambiente, promovendo uma reflexão nos estudantes, educadores e comunidade, contribuindo para a formação de valores, princípios e hábitos.
Abstract: The importance of the use of games with recyclable materials, as a pedagogical resource in Early Childhood Education, is a relevant theme for contemporaneity. This is due to the need to work on environmental awareness from the earliest school years as well as the preservation of nature and sustainability. This situation provides children with experiences of reuse of recyclable materials in the construction of games that will contribute to their teaching-learning process. The aim of the present research is to demonstrate the contribution of these recyclable games in Early Childhood Education and how this reflects on the lives of children, including their consumption relations, since games and games are stimulus activities capable of contributing to the cognitive, physical, social and emotional development of the child. This study will also support the professionals of Early Childhood Education, expanding the tools capable of awakening in children the interest to learn through pleasurable, playful and sustainable experiences. This research - carried out through a descriptive and quantitative methodology - with students from four to nine years of the entire period of a private school in Varginha / MG pointed out a new perspective on the part of the students, who had the opportunity to produce their own toys, valuing the process of construction of them and, also, the raw material that would have previously been discarded. In this way, education transcends the walls of the school and begins to contribute to the students' citizenship, because it aims at changing habits and instigates actions that can cause positive impacts in the environment in which they live.
Keywords: Educação
Sustentabilidade
Jogos recicláveis
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1303
Issue Date: 28-Nov-2019
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Melissa Araújo Teixeira.pdf360,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.