Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1342
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: REQUALIFICAÇÃO URBANA: CENTRO DE REFERÊNCIA DO MAROLO E PARQUE LINEAR NO MUNICÍPIO PARAGUAÇU (MG)
Autor(es): Dias, Lennara Reis Veiga
Primeiro Orientador: Veloso, Luciana Bracarense Coimbra
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de requalificação de uma área cortada pelo Ribeirão do Carmo no bairro Jardim Bela Vista, na cidade de Paraguaçu (MG). A proposta tem como objetivo a recuperação do espaço através da criação de um Parque Linear às margens do Ribeirão do Carmo, além da valorização da cultura da criação do Marolo e dos “Modos de fazer” dos produtos derivados da fruta, através da criação de um Centro de Referência do Marolo. Discute-se a importância da Requalificação Urbana e da valorização cultural da cidade, que são apresentados como instrumentos essenciais para o desenvolvimento urbano. A pesquisa desenvolve-se em três etapas: a fundamentação teórica, necessária para a compreensão da problemática acerca do tema; o levantamento e análise de dados, e a consequente elaboração dos diagnósticos a fim de compreender a área de estudo e suas características; e a elaboração de conceito, partido, programa de necessidades, setorização e fluxograma da proposta. Por fim, pretende-se apresentar a importância dos Parques Lineares como forma de Requalificação Urbana e valorização do espaço, aliados à valorização da cultura local para que a população se identifique com o espaço e auxilie na sua preservação.
Abstract: This paper presents a proposal for the requalification of an area cut by Ribeirão do Carmo, in the Jardim Bela Vista neighborhood, in the city of Paraguaçu (MG). One proposal aims to reclaim space through the creation of a Linear Park on the banks of Ribeirão do Carmo, in addition to enhancing the culture of Marolo's creation and the “Ways of Making” fruit products, during the creation of a Marolo Reference. The importance of urban requalification and the cultural valorization of the city, which are presented as essential instruments for urban development, are discussed. A research developed in three stages: a theoretical foundation, necessary to understand the problem on the subject; the survey and data analysis, and consequently the elaboration of diagnoses, to understand the study area and its characteristics; and an elaboration of the concept, party, needs program, sector and proposal flowchart. Finally, the objective is to present the importance of Linear Parks as a form of Urban Requalification and valorization of space, allied to the appreciation of local culture for the population to identify with space and aid in its use.
Palavras-chave: Requalificação urbana
Parque Linear
Valorização cultural
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1342
Data do documento: 21-Ago-2020
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LENNARA REIS VEIGA DIAS - TCC 2.pdf10,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC 1 - Lennara Veiga.pdf5,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.