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metadata.dc.type: Artigo de Evento
Título : COMPARATIVO DAS RESPOSTAS PSICOFISIOLÓGICAS AGUDAS APÓS UMA SESSÃO DE ATIVIDADE FÍSICA AERÓBICA E MEDITAÇÃO
metadata.dc.creator: Cassimiro, Talysson Rafael
Paiva, Ione Maria Ramos de
metadata.dc.description.resumo: Realizou-se essa pesquisa estudo diante da hipótese de que o vestibular pode ser um evento estressor, capaz de gerar ansiedade nos estudantes, e de que ambas as práticas podem reduzi-la. O objetivo desse estudo foi comparar o nível de ansiedade, a frequência cardíaca e a pressão arterial após uma sessão de atividade física aeróbica e meditação. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo experimental, avaliando 70 estudantes vestibulandos do 3o ano do ensino médio de uma instituição Federal de Varginha. Os estudantes foram distribuídos em três grupos, sendo que um grupo praticou corrida em intensidade moderada (GA), outro foi orientado a praticar meditação, com concentração na respiração natural (GM), e um grupo não realizou nenhuma prática (GC). Os dados do nível de ansiedade, avaliado através do IDATE, da pressão arterial e frequência cardíaca, aferidas com um aferidor de braço automático, foram coletados antes e imediatamente após as sessões. Os resultados indicaram uma redução significativa da ansiedade nos grupos experimentais, embora as respostas fisiológicas tenham sido opostas. Enquanto o GA apresentou um aumento na frequência cardíaca e pressão arterial sistólica, o GM apresentou uma redução das mesmas variáveis. Concluiu-se que os estudantes apresentaram um nível elevado de ansiedade no período de preparação para o vestibular. E ambas as práticas, apesar de apresentarem técnicas diferentes, foram capazes de reduzir a ansiedade.
Resumen : This research study was carried out considering the hypothesis that the entrance exam can be a stressful event, capable of generating anxiety in students, and that both practices can reduce it. The aim of this study was to compare the level of anxiety, heart rate and blood pressure after a session of aerobic physical activity and meditation. For that, it was an experimental field research was carried out, evaluating 70 students enrolled in the 3rd year of high school at a Federal institution in Varginha. The students were divided into three groups, with one group practicing running at moderate intensity (GA), another was instructed to practice meditation, focusing on natural breathing (GM), and one group did not perform any practice (CG). The anxiety level data, assessed through STAI, blood pressure and heart rate, measured with a blood pressure gauge automatic arm, were collected before and immediately after the sessions. The results indicated a significant reduction in anxiety in the experimental groups, although the physiological responses have been opposed. While GA showed an increase in heart rate and systolic blood pressure, the GM showed a reduction of the same variables. It was concluded that the students presented a high level of anxiety in the preparation period for the entrance exam. And both practices, despite presenting techniques different, were able to reduce anxiety.
Palabras clave : Ansiedade
Atividade física aeróbica
Meditação
Respostas psicofisiológicas agudas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1345
Fecha de publicación : 8-nov-2019
Aparece en las colecciones: Educação Física - Bacharelado

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