Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1354
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lavínia Oliveira-
dc.creatorOliveira, Scheilla Guimarães de-
dc.date.accessioned2021-01-04T11:46:32Z-
dc.date.available2021-01-04T11:46:32Z-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.citation.issue-pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1354-
dc.description.abstractThis work addresses the importance of the teacher in the teaching-learning process, based on Vygotsky's conceptions, especially in the creation of the student's zone of proximal development (ZDP). Such an approach is due to the fact that the school context is one of the main sources of child development, in which the teacher has a fundamental role, being able to provide students with quality learning through sociointeractionist teaching strategies that allow the learner's progression. The aim of this study is to highlight the active role of the teacher in the creation of the ZDP characterized as the space between the level of real development and the level of potential development of the subject. This purpose will be achieved through bibliographic research, such as books, articles and magazines. The study demonstrated that mediation in the ZDP occurs through interaction with each other, with dialogue being an essential strategy for student development. He pointed out that the understanding of the mental structuring process helps to understand the construction of knowledge carried out by the student and that the diagnostic evaluation considers the level of ZDP that the student is at, offering the necessary support for the mediating action of the teacher, capable of directing the student for meaningful learning.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a importância do professor no processo de ensino-aprendizagem, baseando-se nas concepções de Vygotsky, sobretudo na criação da zona de desenvolvimento proximal (ZDP) do aluno. Tal abordagem é devida ao fato do contexto escolar ser uma das principais fontes de desenvolvimento da criança, na qual o professor possui um papel fundamental, sendo capaz de proporcionar aos discentes uma aprendizagem de qualidade mediante estratégias de ensino sociointeracionistas que permitem a progressão do aprendiz. O objetivo deste estudo é ressaltar o papel ativo do professor na criação da ZDP caracterizada como o espaço entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial do sujeito. Este propósito será alcançado a partir de pesquisas bibliográficas como livros, artigos e revistas. O estudo demonstrou que a mediação na ZDP ocorre através da interação uns com os outros, sendo o diálogo uma estratégia essencial para o desenvolvimento do aluno. Apontou que o entendimento do processo das estruturações mentais auxilia na compreensão a respeito da construção do conhecimento realizada pelo educando e que a avaliação diagnóstica considera o nível de ZDP que o aluno se encontra, oferecendo suportes necessários para a ação mediadora do professor, capaz de direcionar o aluno para uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Regiane Paulino (regiane.paulino@unis.edu.br) on 2021-01-04T11:46:32Z No. of bitstreams: 1 Monografia Lavínia Silva.pdf: 249793 bytes, checksum: bbbfc36cc4882ec8fcfd28498804527c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-04T11:46:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia Lavínia Silva.pdf: 249793 bytes, checksum: bbbfc36cc4882ec8fcfd28498804527c (MD5) Previous issue date: 2020-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFEPESMIGpt_BR
dc.relation.ispartof-pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectZDPpt_BR
dc.subjectInteração Socialpt_BR
dc.subjectAvaliação Diagnósticapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleIMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DOCENTE NA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL DO ALUNO: pressupostos vygotskyanos no processo de aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Lavínia Silva.pdf243,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.