Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1358
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Title: INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: perspectivas e desafios na educação contemporânea
metadata.dc.creator: Terra, Elisa Bonifácio Ribeiro
Oliveira, Scheilla Guimarães de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda o tema das Inteligências Múltiplas: perspectivas e desafios na educação contemporânea. Tal abordagem se faz necessária ao almejar um ambiente escolar mais prazeroso, como busca a educação da atualidade, em que a escola passa a ter função de formar o aluno integralmente nos princípios da criticidade buscando sua interação e participação no ambiente escolar. Através das aulas diversificadas e participativas é possível considerar diferentes interesses e singularidade de cada aluno levando-o a se sentir sempre capaz de aprender. A finalidade deste trabalho é compreender como a ação docente interfere no interesse dos alunos em sala de aula de acordo com as inteligências múltiplas. O propósito será mediante a pesquisa bibliográfica, a partir dos estudos de Howard Gardner e outros autores que evidenciam essa concepção, além de pautar leis constitucionais e currículo educacional. A pesquisa demonstrou que as inteligências múltiplas podem ser de grande contribuição para uma educação pautada no objetivo de formar o aluno para atuar em sociedade através de suas habilidades e interesses. Faz-se presente a atuação do docente que valoriza a teoria e contemple-a, através de diferentes recursos em sala de aula, a inteligência de cada discente.
Abstract: This work addresses the theme of Multiple Intelligences: perspectives and challenges in contemporary education. Such an approach is necessary when aiming for a more pleasant school environment, as it seeks today's education, in which the school has the function of fully forming the student in the principles of criticality seeking their interaction and participation in the school environment. Through diverse and participatory classes it is possible to consider different interests and uniqueness of each student, making him always feel capable of learning. The purpose of this work is to understand how the teaching action interferes with the students' interest in the classroom according to multiple intelligences. The purpose will be through bibliographic research, based on the studies of Howard Gardner and other authors that evidence this concept, in addition to guiding constitutional laws and educational curriculum. Research has shown that multiple intelligences can be of great contribution to an education based on the objective of training students to act in society through their skills and interests. It is present the role of the teacher who values the theory and contemplates it, through different resources in the classroom, the intelligence of each student.
Keywords: Inteligências múltiplas
Contemporaneidade
Participação do aluno
Ação docente
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1358
Issue Date: 23-Nov-2020
Appears in Collections:Pedagogia.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Elisa Terra.pdf196,94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.