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metadata.dc.type: Artigo de Evento
Title: A DESCONSTRUÇÃO DO PAPEL DE TIA PARA VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE
metadata.dc.creator: Martins, Mariana Borges
Santana, Terezinha Richartz
metadata.dc.description.resumo: Atualmente as professoras vêm enfrentam uma constante luta em busca pelo reconhecimento de sua profissão devido a existência de alguns obstáculos que enfrentam diariamente, principalmente, no que se refere à transformação do seu real papel de professora em papel de tia, o que justifica a desvalorização da sua identidade profissional. Mulheres e homens tiveram seus comportamentos determinados pelas imposições culturais e sociais da sociedade patriarcal, o que sempre colocou a mulher em uma posição inferior frente ao homem. No entanto, as imposições da sociedade patriarcal para com as mulheres fazem-se presentes em sua vida, ainda nos dias de hoje, refletindo no cotidiano escolar. Por isso, o objetivo deste artigo é discutir a importância de entender o papel real do docente, bem como a valorização de sua identidade profissional, além de apontar as causas que influenciaram na utilização da ideia de tia no lugar de professora, o que fez com que as funções maternais fossem confundidas com a função docente. A metodologia utilizada é o estudo bibliográfico fundamentado em artigos científicos e livros. Os resultados apontam que cabe às professoras imporem sua real identidade, sendo as primeiras a não aceitarem a denominação de tia, estabelecendo a verdadeira relação que se deve ter entre educador e educando, não sendo esta uma relação de parentesco, e sim de competência pedagógica adquirida com formação acadêmica sólida. Somente assim os descasos existentes em relação à profissão, serão deixados de lado e as professoras serão devidamente reconhecidas e valorizadas na docência.
Abstract: Currently, teachers are facing a constant struggle in search of recognition of their profession due to the existence of some obstacles that they face daily, mainly with regard to the transformation of their real role as a teacher into the role of aunt, which justifies the devaluation of your professional identity. Women and men had their behaviors determined by the cultural and social impositions of patriarchal society, which has always placed women in a lower position compared to men, whether in the family or professional sphere. However, the impositions of patriarchal society on women are still present in his life, even today, reflecting on school routine. Therefore, the objective of this article is to discuss the importance of understanding the real role of the teacher, as well as the valuation of his professional identity, in addition to pointing out the causes that influenced the use of the idea of aunt instead of teacher, which made maternal functions were confused with the teaching function. The methodology used is the bibliographic study based on scientific articles and books, considering renowned authors in the field. The results show that it is up to the teachers to impose their real identity, being the first to not accept the denomination of aunt, establishing the true relationship that one should have between educator and student, this being not a kinship relationship, but of acquired pedagogical competence. with solid academic background. Only then will the existing neglect in relation to the profession, from low wages to the lack of social visibility of this professional, be left aside and teachers will be properly recognized and valued in teaching.
Keywords: Relações de gênero
Identidade profissional
Papel de tia
Papel da professora
Valorização docente
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1366
Issue Date: 24-Nov-2020
Appears in Collections:Pedagogia.

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