Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1447
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: REQUALIFICANDO O ESPAÇO ESCOLAR: proposta de um Centro de Convívio para a Escola Estadual Afonso Pena
Título(s) alternativo(s): MARIA CLÁUDIA MESQUITA BRITO
Autor(es): Brito, Maria Cláudia Mesquita
Primeiro Orientador: Veloso, Luciana Bracarense Coimbra
Resumo: Este trabalho tem por finalidade propor a requalificação da Escola Estadual Afonso Pena, patrimônio histórico municipal tombado, situado na cidade de Varginha-MG, com vistas à readequação do espaço aberto e, assim, requalificar o espaço escolar e contribuir para melhoria da qualidade de aprendizagem, lazer dos alunos e educação do município. A pertinência do tema justifica-se pela constatação da falta de infraestrutura, o mobiliário inadequado e a situação precária que se encontra a escola por se tratar de um imóvel antigo. Além disso, foram levadas em consideração análises, após pesquisas, sobre a situação da educação brasileira, do ensino fundamental ao ensino superior. Para atender e solucionar esta problemática foi necessário analisar e identificar a situação de degradação das dependências da escola, análise do entorno do terreno, vegetação, clima, sistemas de transporte público e acesso à escola. O objetivo do trabalho é propor espaços novos com mais funcionalidades, além de espaços criativos capazes de influenciar no aprendizado dos alunos. A proposta foi elaborada a partir dos resultados de uma pesquisa qualitativa, com utilização de procedimentos analítico- descritivos, delineada por uma revisão bibliográfica e pesquisa documental, acrescidas de observação, registros e documentação fotográfica. Conclui-se que a visível degradação e carências da infraestrutura da Escola Estadual Afonso Pena estão a exigir uma proposta voltada para o desenvolvimento de ações práticas.
Abstract: The purpose of this work is to propose the requalification of the Afonso Pena State School, a listed municipal historical heritage, located in the city of Varginha-MG, with a view to readjusting the open space and, thus, requalifying the school space and contributing to improving the quality of learning , student leisure and education in the municipality. The pertinence of the theme is justified by the lack of infrastructure, inadequate furniture and the precarious situation that the school is in because it is an old property. In addition, analyzes, after research, on the situation of Brazilian education, from elementary to higher education, were taken into account. To meet and solve this problem, it was necessary to analyze and identify the degradation situation of the school's premises, analysis of the surrounding area, vegetation, climate, public transport systems and access to the school. The objective of the work is to propose new spaces with more features, in addition to creative spaces capable of influencing students' learning. The proposal was elaborated from the results of a qualitative research, using analytical-descriptive procedures, outlined by a bibliographic review and documentary research, plus observation, records and photographic documentation. It is concluded that the visible degradation and deficiencies in the infrastructure of the Afonso Pena State School are demanding a proposal aimed at the development of practical actions.
Palavras-chave: Escola Estadual Afonso Pena
Educação
Requalificação
Convívio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1447
Data do documento: 1-Dez-2020
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Cláudia Mesquita Brito.pdf25,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.