Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1516
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ANÁLISE DE SISTEMA DE RESFRIAMENTO EM EMPRESA DE RERREFINO DE ÓLEO LUBRIFICANTE
Título(s) alternativo(s): RENAN MARQUES LELO
Autor(es): Lelo, Renan Marques
Primeiro Orientador: Guedes, Luiz Carlos Vieira
Resumo: Este trabalho mostra a realização de uma análise de um sistema de resfriamento em uma fábrica, onde possui ao longo do seu sistema, equipamentos e processos de produção fora de operação, com o intuito de apresentar uma otimização do sistema com uma possível desativação de uma das duas torres de resfriamento instaladas, visando redução de custo sobre o consumo de água e energia elétrica na empresa. Para isso foi coletado os dados de operação do processo produtivo, os dados dos equipamentos do sistema de resfriamento, e por meio destes dados, um breve cálculo de eficiência e de fluxo de calor para confirmação dos dados e em seguida a análise de viabilidade da possível otimização. Ao longo do desenvolvimento da coleta de dados, foi possível notar o superdimensionamento na parte de troca térmica, porém, na parte fluidomecânica as condições não permitiria uma desativação de um dos equipamentos, sendo apresentada ao final uma proposta onde poderia acontecer uma desativação de uma torre de resfriamento que também aumentaria o consumo de energia elétrica, tornando a otimização inviável.
Abstract: This work shows the performance of an analysis of a cooling system in a factory, where it has, throughout its system, equipment and production processes out of operation, in order to present an optimization of the system with a possible deactivation of one of the two cooling towers installed, aiming at cost reduction on water and electricity consumption in the company. For this, the operating data of the production process was collected, the data of the cooling system equipment, and through this data, a brief calculation of efficiency and heat flow to confirm the data and then the feasibility analysis of the possible optimization. Throughout the development of the data collection, it was possible to notice the over-dimensioning in the part of thermal exchange, however, in the fluid-mechanical part the conditions would not allow a deactivation of one of the equipment, being presented at the end a proposal where a deactivation of a tower could happen cooling system that would also increase electricity consumption, making optimization unfeasible.
Palavras-chave: Resfriamento
Torre de resfriamento
Transferência de calor
Sistema
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1516
Data do documento: 30-Nov-2020
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renan Marques Lelo.pdf489,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.