Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1517
Tipo: Artigo de Evento
Título: GESTÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE: aplicação de ferramentas que auxiliem na padronização de processos da Controladoria Acadêmica
Título(s) alternativo(s): Ana Carolina Ferreira Sales
Autor(es): Sales, Ana Carolina Ferreira
Silva, Thiago Luis Nogueira
Resumo: O trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico seguido de um estudo de caso numa empresa do ramo educacional, na cidade de Varginha, no Centro Universitário do Sul de Minas, IES mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (FEPESMIG). Consiste no gerenciamento através das ferramentas da qualidade e de gestão de melhoria contínua que auxiliem na redução de gargalos operacionais melhorando assim a comunicação e controle dos departamentos envolvidos, no setor de Controladoria Acadêmica da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (Grupo Unis) o qual é responsável pela elaboração dos horários das aulas e gestão de salas para os cursos que acontecem no centro acadêmico (GEAT, GEN e GESS), também é responsável pela apuração da folha de pagamento dos docentes de toda a instituição. O objetivo do projeto é apresentar de que forma a redução de atividades repetitivas e a melhoria na gestão de salas de aulas de uma IES contribui na eficácia e tomada de decisão. Foi feito um planejamento do projeto através da ferramenta 5w2H, um fluxo de padrão foi estabelecido através de uma POP e dois fluxogramas e por fim um checklist. O projeto abrange uma padronização dos processos, visando a otimização de tempo, com a redução de atividades desnecessárias, com uma análise de resilição mais certeira aumentando consideravelmente os níveis de qualidade.
Abstract: The work was developed from a bibliographic study and a case study in a educational company: the Centro Universitário do Sul de Minas, on Varginha's city. It's a IES keeped by Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (FEPESMIG). Consists of management through quality tools and continuous improvement management that helps on reduction of operational necks, improving the communication and the control of departments involved in the sector of Academic Controllership of the Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (Grupo Unis), responsible for preparing classes schedule and managing classroms to the courses that happens on the academic center (GEAT, GEN e GESS), and responsible for the apuration of the teachers' payroll. The work objective is to show how the repetitive activities reduction and the improvement in classroom management in the IES contributes in the efficiency and de the decision making. Was made a project planning by the 5w2H tool. A pattern flow was established through a POP and two flowcharts. In the end, a checklist. The project covers a processes standardization, aiming a optimizing time, reducting the unnecessary activities, with an more accurate resilition analysis, considerably increasing quality levels.
Palavras-chave: Controladoria
Gestão
Padronizar
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1517
Data do documento: 3-Nov-2020
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina Ferreira Sales.pdf425,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.