Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1522
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Title: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PDCA DIANTE DOS IMPACTOS CAUSADOS PELA PANDEMIA DO COVID-19 NOS CLIENTES DE UMA LANCHONETE
Other Titles: Gislaine de Fátima Sarto
metadata.dc.creator: Sarto, Gislaine de Fátima
Trombine, Jéssica de Castro
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata de um estudo desenvolvido em uma lanchonete no Sul de Minas Gerais, com o intuito de propor um plano de ação para tratar os impactos ocorridos pela pandemia do covid-19, utilizando a metodologia PDCA e uma pesquisa de satisfação aplicada diretamente em seus clientes. A proposta se fez viável, uma vez que o cenário atual gerou um aumento de demanda na maior parte dos restaurantes e lanchonetes que trabalham com o sistema de delivery, e a metodologia expressa claramente quais as ações necessárias para garantir a qualidade dos produtos e serviços prestados. O principal objetivo do projeto é compreender os impactos da pandemia na lanchonete e nos clientes e apresentar propostas de ações através do PDCA visando indicar melhorias e benefícios no relacionamento com seu público e assim conquistar o nível de qualidade almejado. O trabalho foi desenvolvido com base na metodologia de pesquisa exploratória e bibliográfica, utilizando a pesquisa qualitativa e estudo de caso. Durante o estudo de caso foram observados e apontados pontos principais relacionados aos clientes e com a aplicação de uma pesquisa de satisfação obteve-se o feedback dos mesmos em relação a esses pontos. Através da pesquisa concluiu-se que quanto a qualidade, atendimento e preço dos produtos, os clientes estão satisfeitos, mas, quando se diz respeito ao tempo de espera, gera uma insatisfação, sendo assim, foi necessária a aplicação de ferramentas da qualidade na elaboração de um PDCA a ser seguido, com intuito de solucionar o problema.
Abstract: This work treats of a study developed in a snack bar at south of Minas Gerais, in order to propose an action plan to treat the impacts caused by the covid-19s pandemic, using the PDCA methodology and a satisfaction survey apply directly in the customers. The proposal became viable since the general context generated an increase in demand for the most part of the restaurants and snack bars that works with delivery systems, and the methodology express clearly what the necessary actions to guarantee the products quality and the service provided. The main objetive of this work is understand the impacts of the pandemy in the snack bars and in costumers, and show proposals of actions through the PDCA, aiming to indicate improvements and benefits in relationship with your public and conquer the quality level desired. This work was developed based on methodology of exploratory and bibliography research, using the qualitative research and case study. During the case study, was observed and pointed out the main points related to customers and, with the application of a satisfaction research, was obtained the feedback about these points. By this research, was concluded thatregarding of the quality, the service and the products price, the customers was satisfy, and was necessary the quality tools application in the elaboration of a PDCA to be followed, aiming to resolve the problem.
Keywords: PDCA
Pandemia
Satisfação de clientes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1522
Issue Date: 3-Nov-2020
Appears in Collections:Engenharia de Produção.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gislaine de Fátima Sarto.pdf328,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.