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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: UTILIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS POLIMÉRICOS EM ROTOR FRANCIS DANIFICADO POR CAVITAÇÃO
Other Titles: Elival Rodrigues dos Santos
metadata.dc.creator: Santos, Elival Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopes, Alexandre de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho avalia o desempenho de revestimentos poliméricos quanto à resistência a cavitação, tendo como objetivo a redução de custos em serviços de manutenção em rotores, o aumento da disponibilidade das Turbinas e uma alternativa no processo de soldagem. Em laboratório, foram realizados os ensaios de cavitação induzida por ultrassom quantificado pela perda de massa, posteriormente transformada em perda de espessura e o de tração, como parâmetro de aderência. Como teste de campo, os revestimentos foram aplicados em rotores de bronze, tipo Francis, na Usina de Gafanhoto, pertencente á Companhia Energética de Minas Gerais CEMIG. Os corpos de prova assim como os materiais de revestimentos foram fornecidos pelos próprios fabricantes já os laboratórios de ensaios foram cedidos pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Os testes laboratoriais constataram que o revestimentos poliméricos do monos resistentes à cavitação do que o aço carbono ABNT 1020 trefilado e o aço inoxidável AISI 309 L15, depositados por soldagem com eletrodo revestido. Nas observações de campo verificou-se que a resina da marca Devcon, denominada COMBO WEAR FC Soia que apresento o melhor desempenho pratico, contrariando a expectativa do ensaio laboratorial, onde a mesma obteve a maior perda de massa. Observou-se também que o procedimento não é recomendado para reparos em trincas que era necessário maior tempo para modelamento do revestimento de forma a restaurar as características geométricas das pás. Essa necessidade for atendida com a resina WEAR GUARD FINE LOAD. Durante os três anos seguintes o bom comportamento dessa resina certificou a utilização de revestimentos poliméricos em recuperação de rotores Francis danificados por cavitação.
Abstract: This work evaluates the performance of polymeric coatings in terms of cavitation resistance, with the objective of reducing costs in rotor maintenance services, increasing the availability of turbines and an alternative in the welding process. In the laboratory, ultrasound-induced cavitation tests were performed, quantified by mass loss, later transformed into thickness loss and traction loss, as an adhesion parameter. As a field test, the coatings were applied to bronze rotors, type Francis, at the Gafanhoto Plant, belonging to Companhia Energética de Minas Gerais CEMIG. The specimens as well as the coating materials were supplied by the manufacturers themselves, while the testing laboratories were provided by the Federal University of Minas Gerais-UFMG. Laboratory tests have found that polymeric coatings of monos that are resistant to cavitation than carbon steel ABNT 1020 drawn and stainless steel AISI 309 L15, deposited by welding with a coated electrode. In the field observations, it was verified that the Devcon brand resin, called COMBO WEAR FC Soia, which presents the best practical performance, contrary to the expectation of the laboratory test, where it obtained the greatest loss of mass. It was also observed that the procedure is not recommended for repairs in cracks, which required more time for modeling the coating in order to restore the geometrical characteristics of the blades. This need is met with WEAR GUARD FINE LOAD resin. During the following three years, the good behavior of this resin certified the use of polymeric coatings in recovery of Francis rotors damaged by cavitation.
Keywords: Cavitação
Revestimentos poliméricos
Turbinas hidráulicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1543
Issue Date: 1-Dec-2010
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

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