Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1550
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: VIABILIDADE NA UTILIZAÇÃO DO HIDROGÊNIO COMO COMBUSTÍVEL PARA CALDEIRA FLAMOTUBULAR E AQUOTUBULAR: uma pesquisa sobre o hidrogênio
Título(s) alternativo(s): Fábio Beltrão Maciel
Autor(es): Maciel, Fábio Beltrão
Primeiro Orientador: Guedes, Luiz Carlos Vieira
Resumo: Este trabalho consiste de uma pesquisa sobre o hidrogênio com o objetivo de analisa-lo como combustível para caldeira flamotubular e aquotubular analisando custos, pontos positivos e negativos desde o processo de separação por eletrolise até sua queima na caldeira. O hidrogênio é um gás encontrado nos combustíveis fósseis, na água e em todos os seres vivos, não tem cheiro, não tem cor e é fundamental para a vida. Em várias situações já é empregado como combustível, mais custo da energia elétrica para separar o hidrogênio por eletrolise é o mais caro do processo podendo chegar a 60%. A queima de combustíveis fosseis ou biomassa emite CO2 que é um gás prejudicial por um lado e essencial por outro enquanto que o hidrogênio é o combustível mais correto se formos analisar impacto ambiental, pois os gases emitidos em sua combustão não prejudicam a camada de ozônio, por outro lado o hidrogênio não é um combustível primário, ou seja, precisa passar por processos caros para obter-se o gás hidrogênio.
Abstract: This work consists of a research on hydrogen with the objective of analyzing it as fuel for flamotubular and aquotubular boilers, analyzing costs, positive and negative points from the process of separation by electrolysis until its burning in the boiler. Hydrogen is a gas found in fossil fuels, in water and in all living things, it has no smell, no color and is fundamental to life. In several situations it is already used as a fuel, the more cost of electric energy to separate hydrogen by electrolysis is the most expensive in the process and can reach 60%. The burning of fossil fuels or biomass emits CO2, which is a harmful gas on the one hand and essential on the other, while hydrogen is the most correct fuel if we are going to analyze the environmental impact, since the gases emitted in its combustion do not harm the ozone layer, on the other hand, hydrogen is not a primary fuel, that is, it needs to go through expensive processes to obtain hydrogen gas.
Palavras-chave: Hidrogênio
Caldeira
Eletrólise
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1550
Data do documento: 1-Nov-2015
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabio Beltrão Maciel 155977.pdf4,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.