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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: AUMENTO DE PRODUTIVIDADE NA TROCA DO TIPO DE FLUIDO NA REFRIGERAÇÃO DE MOLDES DE FUNDIÇÃO NO PROCESSO DE BAIXA PRESSÃO EM RODAS DE LIGA LEVE
Other Titles: JAILSON CASSIMIRO GONÇALVES
metadata.dc.creator: Gonçalves, Jailson Cassimiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Guedes, Luiz Carlos Vieira
metadata.dc.description.resumo: O crescimento astronômico da indústria automotiva no mundo e principalmente no Brasil faz com que os fornecedores de autopeças trabalhem forte para poder suprir esta demanda e acompanhar este crescimento. Porém nem todos os fornecedores de autopeças têm capacidade de grandes investimentos em maquinas ou novas fábricas para assim suprir esta necessidade, ficando a cargo de nossa engenharia, umas das melhores do mundo, desenvolver ou melhorar os processos produtivos existentes para suprir esta demanda. Este estudo tem o objetivo de demonstrar que a refrigeração a água e mais interessante para a fundição de rodas de liga leve, a baixa pressão, para a indústria automotiva que a ar. Através de analise comparativo entre resultados dos testes realizados, foi comprovada a viabilidade técnica, atendendo todas as exigências de engenharia que requer o produto em questão, conforme solicitado pelo cliente específico. A viabilidade econômica foi comprovada através da capacidade do retorno do investimento após seis meses. A refrigeração é muito importante para nossas metas de produção, pois tem redução considerável no tempo de processo de refrigeração sem perda de qualidade e da confiabilidade do produto, logo a redução no tempo total de fabricação, reduzindo assim os custos fixos de produção. Consequentemente seremos mais competitivos tanto no mercado internos quanto no externo. Após analise dos resultados, foi tomado a decisão por realizar a adaptação para o processo de refrigeração a água em todas as maquinas de fundição a baixa pressão da planta em questão.
Abstract: The astronomical growth of the automotive industry in the world and especially in Brazil makes auto parts suppliers work hard to be able to supply this demand and accompany this growth. However, not all auto parts suppliers have the capacity to make major investments in machinery or new factories to meet this need, leaving our engineering, one of the best in the world, to develop or improve the existing production processes to supply this demand. This study aims to demonstrate that water cooling is more interesting for the casting of light alloy wheels, at low pressure, for the automotive industry than for air. Through a comparative analysis between the results of the tests carried out, the technical feasibility was proven, meeting all the engineering requirements that the product in question requires, as requested by the specific customer. Economic viability was proven through the ability to return on investment after six months. Refrigeration is very important for our production goals, as it has a considerable reduction in the refrigeration process time without loss of quality and product reliability, therefore, a reduction in the total manufacturing time, thus reducing fixed production costs. Consequently, we will be more competitive in both the domestic and foreign markets. After analyzing the results, the decision was made to adapt to the water cooling process in all low pressure casting machines of the plant in question.
Keywords: Rodas de liga leve
Produtividade
Fundição
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1571
Issue Date: 2-Dec-2010
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

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