Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1577
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AUMENTO DA PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO
Título(s) alternativo(s): JORGE MIGUEL SILVA ARCANJO
Autor(es): Arcanjo, Jorge Miguel Silva
Primeiro Orientador: Guedes, Luiz Carlos Vieira
Resumo: Este trabalho apresenta como meta central a análise da importância da irrigação na agricultura brasileira e, para tanto, utiliza uma revisão bibliográfica como fundamentação metodológica. A irrigação é um processo que remonta a Antiguidade. Povos já se apropriavam desta tecnologia como meio de auxilio à sua subsistência. Não é sempre que o ser humano pode contar com a água que chega por meio da chuva para assegurar uma boa produção agrícola. Assim sendo, em decorrência das estiagens, muitas vezes os prejuízos são significativos para o agricultor, uma situação que traz impacto também para a economia do país. Para tanto, faz-se necessário dar atenção extra à agricultura. A irrigação surge como a tecnologia que incrementa a produção da lavoura e o avanço tecnológico é de extrema importância, pois a capacidade de produção é cada vez maior.
Abstract: This work presents as a central goal the analysis of the importance of irrigation in Brazilian agriculture and, for that, uses a bibliographic review as a methodological basis. Irrigation is a process that dates back to antiquity. Peoples have already appropriated this technology as a means of assisting their subsistence. It is not always that the human being can count on the water that arrives through the rain to ensure a good agricultural production. Therefore, due to the droughts, the losses are often significant for the farmer, a situation that also has an impact on the country's economy. For that, it is necessary to give extra attention to agriculture. Irrigation emerges as the technology that increases crop production and technological advancement is extremely important, as the production capacity is increasing.
Palavras-chave: Agricultura
Irrigação
Produtividade
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1577
Data do documento: 1-Nov-2014
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jorge Miguel Silva Arcanjo 151831.pdf3,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.