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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: VEDAÇÕES AUTOMOTIVAS: análise dimensional no processo de extrusão de vedações de porta em borracha
Título(s) alternativo(s): ROMEU EVANGELISTA MARTINS JUNIOR
Autor(es): Martins Junior, Romeu Evangelista
Primeiro Orientador: Silva, Erik Vitor da
Resumo: A crescente busca por novos materiais e processos que ofereçam melhores condições para a utilização dos automóveis atualmente, tem sido uma grande busca pelas empresas mundo afora. Com base nestes fatos o estudo apresentado tem como foco a avaliação das vedações automotivas, que são diretamente impactadas por estas tendências e novos materiais, o estudo trata especificamente as guarnições de porta que atendem ao programa PALIO/FIAT. Com todas estas tecnologias durante o dia-a-dia da produção destes itens surgem situações que fazem necessárias a intervenção das engenharias para que sejam resolvidos com melhor tempo possível e demandando pequenos investimentos para sua resolução, neste trabalho serão apresentados os resultados sobre a variação dimensional nestas vedações após o processo de extrusão, devido a reclamações oficiais feitas pelo cliente sobre suas características dimensionais durante o processo de montagem na carroceria do veiculo. Os critérios utilizados foram a realização de testes de encolhimento em ambientes distintos. buscando simular as situações encontradas no dia-a-dia e um teste de encolhimento segundo a norma técnica do cliente que aponta as máximas variações toleráveis nestas peças. O objetivo deste estudo é apresentar a relação entre a variação dimensional (encolhimento) e a temperatura em que o produto se encontra, identificando a procedência das reclamações do cliente sobre o comportamento destes itens durante sua montagem e apresentar uma solução para o problema apresentado.
Abstract: The growing search for new materials and processes that offer better conditions for the use of automobiles today, has been a great search for companies worldwide. Based on these facts, the study presented focuses on the evaluation of automotive seals, which are directly impacted by these trends and new materials, the study specifically deals with door linings that meet the PALIO / FIAT program. With all these technologies during the day-to-day production of these items situations arise that make it necessary for the engineering intervention to be resolved in the best possible time and requiring small investments for their resolution, in this work the results on the dimensional variation will be presented. on these seals after the extrusion process, due to official complaints made by the customer about its dimensional characteristics during the assembly process on the vehicle body. The criteria used were the performance of shrinkage tests in different environments. seeking to simulate the situations encountered in the day-to-day and a shrinkage test according to the customer's technical standard that points out the maximum tolerable variations in these parts. The objective of this study is to present the relationship between the dimensional variation (shrinkage) and the temperature at which the product is found, identifying the origin of the customer's complaints about the behavior of these items during its assembly and presenting a solution to the problem presented.
Palavras-chave: Automóvel
Vedações de porta
Variação dimensional
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1647
Data do documento: 1-Nov-2012
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

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