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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ANÁLISE DE USINAGEM DE DIAMANTAÇÃO PARA RODAS DE ALUMÍNIO UTILIZANDO O PROCESSO DE USINAGEM COM FLUÍDO GASOSO ATRAVÉS DO EFEITO JOULE-THOMSON
Título(s) alternativo(s): LUIZ HENRIQUE URBANO
Autor(es): Urbano, Luiz Henrique
Primeiro Orientador: Silva, Valter Barbosa da
Resumo: Na usinagem de rodas de alumínio como no caso deste experimento pelo processo de usinagem de diamantação ou espelhamento de rodas, bem como em outros processos de usinagem, é gerada uma grande quantidade de calor devido ao atrito na interface peça ferramenta. Este calor pode ser prejudicial aos resultados do processo, pois pode provocar redução da dureza da ferramenta e aumento do desgaste e redução da vida útil da mesma. Existem diversos métodos de refrigeração possiveis de serem empregados na usinagem. Os processos padronizados, que utilizam fluidos de corte, afetam os custos neste processo, além de causarem detrimento ao meio ambiente à saúde dos operadores. Neste contexto, a usinagem a seco apresenta-se como uma possível solução para os problemas citados, embora as exigências quanto à resistência e a dureza à quente das ferramentas sejam maiores. Neste experimento foi proposto o emprego de um sistema de refrigeração da ferramenta, pastilha ou inserto de diamante poli cristalino (PCD), e um porta-ferramentas que possibilita a circulação de ar comprimido no seu interior, oriundo da máquina com seis bar de pressão na sua entrada. este ar atravessa o porta-ferramenta na unidade e na sua saída onde o ar é expurgado a zero graus celsius resfriando a ferramenta de PCD por um efeito físico-químico conhecido como o Efeito de Joule-Thomson. Através desta pesquisa com o efeito Joule-Thomson mostrou-se a tentativa de minimizar os efeitos negativos de alto custo do consumo de óleo refrigerante, da variação da temperatura da ferramenta. vida útil da mesma, os indesejáveis problemas de contaminação dos fluidos refrigerantes, irritações cutâneas nos operadores bem como a preocupação com a preservação do meio ambiente.
Abstract: When machining aluminum wheels, as in the case of this experiment, using the diamond machining or wheel mirroring process, as well as other machining processes, a large amount of heat is generated due to friction at the tool part interface. This heat can be detrimental to the results of the process, as it can cause a reduction in the tool's hardness and increased wear and reduced tool life. There are several methods of cooling that can be used in machining. Standardized processes, which use cutting fluids, affect costs in this process, in addition to causing damage to the environment to the health of operators. In this context, dry machining presents itself as a possible solution to the aforementioned problems, although the demands regarding the resistance and the hot hardness of the tools are greater. In this experiment it was proposed the use of a tool cooling system, insert or poly crystalline diamond insert (PCD), and a tool holder that allows the circulation of compressed air inside, coming from the machine with six bar of pressure in the your input. this air passes through the tool holder in the unit and at its outlet where the air is purged to zero degrees celsius, cooling the PCD tool by a physical-chemical effect known as the Joule-Thomson effect. Through this research with the Joule-Thomson effect, the attempt to minimize the negative effects of high cost of the consumption of refrigerant oil, of the variation of the temperature of the tool, was shown. its useful life, the undesirable problems of contamination of the refrigerants, skin irritations in the operators as well as the concern with the preservation of the environment.
Palavras-chave: Usinagem
Desgaste
Refrigeração
Temperatura
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1692
Data do documento: 25-Nov-2013
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

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