Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1733
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Title: ATIVIDADES FÍSICAS PARA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL NA MELHORIA DA AMPLITUDE DE MOVIMENTO
Other Titles: FERNANDA APARECIDA FERREIRA SILVA
metadata.dc.creator: Silva, Fernanda Aparecida Ferreira
Alves, Flávia Regina Ferreira
metadata.dc.description.resumo: A Paralisia Cerebral (PC) é consequência de trauma cerebral ocorrido ainda na primeira infância ou durante o nascimento. Apesar da lesão neurológica não ser progressiva, ocorrerão alterações nos comprometimentos motores e funcionais no decorrer do crescimento e desenvolvimento da criança, o efeito da paralisia cerebral nas habilidades funcionais varia muito algumas pessoas são capazes de caminhar, enquanto outras não são. Algumas pessoas mostram função intelectual normal, ao passo que outras podem apresentar deficiência intelectual. Epilepsia, cegueira ou surdez são condições que podem estar presentes. A paralisia cerebral não muda com o tempo, de forma que os sintomas geralmente não pioram com a idade, embora o encurtamento dos músculos e rigidez muscular possa ficar mais graves se não forem tratados, no entanto, a grande variedade de características da PC pode necessitar de intervenções motoras diferenciadas. O objetivo desse estudo foi verificar, através de revisão bibliográfica e plataformas de pesquisa LILACS, SCIELO, BIREME, pertinentes ao tema, destacando se a atividade física tem uma melhoria na amplitude do movimento de crianças com PC. O treino da flexibilidade muscular põe em evidência uma série de princípios neurofisiológicos e um conjunto de propriedades musculares.. Conclui-se que a atividade física adaptada deve integrar o processo de reabilitação de forma prazerosa e descontraída, assegurando a promoção da saúde, pois o movimento é a base da vida do ser humano.
Abstract: Cerebral Palsy (CP) is a consequence of brain trauma that occurred in early childhood or during birth. Although the neurological injury is not progressive, changes in motor and functional impairments will occur during the child's growth and development, the effect of cerebral palsy on functional abilities varies a lot, some people are able to walk, while others are not. Some people show normal intellectual function, while others may have intellectual disabilities. Epilepsy, blindness or deafness are conditions that may be present. Cerebral palsy does not change over time, so symptoms generally do not get worse with age, although muscle shortening and muscle stiffness can become more severe if left untreated, however, the wide variety of features of CP may require differentiated motor interventions. The aim of this study was to verify, through bibliographic review and research platforms LILACS, SCIELO, BIREME, pertinent to the theme, highlighting whether physical activity has an improvement in the range of movement of children with CP. Muscle flexibility training highlights a number of neurophysiological principles and a set of muscle properties. It is concluded that adapted physical activity must integrate the rehabilitation process in a pleasant and relaxed way, ensuring health promotion, since movement is the basis of human life.
Keywords: Paralisia cerebral
Amplitude de movimento
Atividade física
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1733
Issue Date: 25-Nov-2015
Appears in Collections:Educação Física - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Aparecida Ferreira Silva 156041.pdf2,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.