Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1750
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Title: O EXERCÍCIO FÍSICO COMO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO CORPORAL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)
Other Titles: RAQUEL ALMEIDA PINTO
metadata.dc.creator: Pinto, Raquel Almeida
Alves, Flávia Regina Ferreira
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve o intuito de analisar como os exercícios físicos possibilitam o desenvolvimento corporal de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Buscando identificar as principais características motoras do espectro e a sua visão sobre o próprio corpo, através dos diversos métodos de atendimento ao TEA. Viabilizando um melhor desenvolvimento corporal através da prática de atividades físicas e para proporcionar maior qualidade nas atividades da vida cotidiana. A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica, assim como busca de artigos nas plataformas de pesquisa LILACS, SCIELO. BIREME, pertinentes ao tema. Baseado neste ponto de vista a criança com o espectro, tem a necessidade de ser estimulada por um profissional de Educação Física com conhecimento sobre o tema e este, tem que entender as características e individualidades da criança para melhor atende-las através de exercícios físicos específicos e direcionados. Nesta pesquisa salienta-se que um trabalho direcionado e sistemático de exercícios físicos bem orientados podem possibilitar uma melhoria no transtorno comportamental, o qual os atendidos, tornam se pessoas com maiores possibilidades de socialização. independência parcial, porém de grande significância na sua vida diária.
Abstract: This research aimed to analyze how physical exercises enable the body development of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD). Seeking to identify the main motor characteristics of the spectrum and its view on the body itself, through the various methods of attending to TEA. Enabling better body development through the practice of physical activities and to provide greater quality in the activities of daily life. The research was carried out through bibliographic review, as well as search for articles in the research platforms LILACS, SCIELO. BIREME, pertinent to the theme. Based on this point of view, the child with the spectrum has the need to be stimulated by a Physical Education professional with knowledge on the subject and the latter has to understand the characteristics and individualities of the child to better serve them through specific physical exercises. and targeted. In this research, it is emphasized that a targeted and systematic work of well-oriented physical exercises can enable an improvement in behavioral disorder, which those assisted, become people with greater possibilities of socialization. partial independence, but of great significance in their daily life.
Keywords: Transtorno do espectro do autismo
Desenvolvimento corporal
Exercício físico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1750
Issue Date: 3-Dec-2015
Appears in Collections:Educação Física - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raquel Almeida Pinto 156036.pdf1,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.