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Tipo: Artigo de Evento
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: construção da sustentabilidade e de valores sociais na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Camila de Carvalho Gama
Autor(es): Gama, Camila de Carvalho
Magalhães, Glória Lúcia
Resumo: Este trabalho aborda o tema Educação Ambiental, tal abordagem se justifica pelarelevância da temática ao identificar se a importância do Meio Ambiente é abordada adequadamente na salas de aula da Educação Infantil e assim verificar como a Educação Ambiental é realizada embasando o trabalho com as crianças, na BNCC e Currículo Mineiro.A finalidade deste estudo é definir conceitos e noções sobre a Educação Ambiental no contexto escolar. Este intento será conseguido mediante revisão bibliográfica cuja metodologia empregada optou-se pelo método hipotético-dedutivo. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica que será realizada por meio da leitura de obras e artigos científicos. O material documentado, bem como, as respectivas análises serão organizadas e apresentadas em forma de artigo científico.A análise evidenciou a temática educação ambiental no âmbito da sala de aula de educação infantil e traz uma abordagem até então pouco discutida com crianças pequenas. Por se tratar da importância de uma educação ambiental efetiva, tanto nos dias atuais como para as novas gerações acredita-se que, quanto mais cedo for tratado nas escolas, maior a possibilidade das novas gerações adquirirem boas práticas ambientais e, assim, repassarem aos familiares e a comunidade em geral ampliando uma consciência ambientalista no que concerne a importância da reciclagem e reutilização adequada do lixo.
Abstract: This work addresses the theme of Environmental Education, such an approach is justified by the relevance of the theme by identifying whether the importance of the Environment is adequately addressed in the early childhood classrooms and thus verifying how Environmental Education is carried out supporting the work with children, in BNCC and Curriculum Mineiro. The purpose of this study is to define concepts and notions about Environmental Education in the school context. This intent will be achieved by means of a bibliographic review whose methodology used was the hypothetical-deductive method. This is a bibliographic review research that will be carried out by reading scientific works and articles. The documented material, as well as, the respective analyzes will be organized and presented in the form of a scientific article. The analysis highlighted the theme of environmental education in the context of the early childhood classroom and brings an approach that has been little discussed with young children. Because it is about the importance of effective environmental education, both today and for new generations, it is believed that the sooner it is treated in schools, the greater the chance that new generations will acquire good environmental practices and thus pass it on to family members and the community in general, increasing environmental awareness regarding the importance of recycling and proper reuse of waste.
Palavras-chave: Educação infantil
Educação ambiental
Ciências
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1792
Data do documento: 23-Nov-2020
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