Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1794
Tipo: Artigo de Evento
Título: USO DE ANALOGIAS NO ENSINO DECIÊNCIAS: suas possibilidades e limitações
Título(s) alternativo(s): Francine Suely Garcia
Autor(es): Garcia, Francine Suely
Magalhães, Glória Lúcia
Resumo: Este trabalho trata do uso de analogias no ensino de ciências: suas possibilidades e limitações. Tal abordagem se faz necessária mediante a necessidade de o professor aprimorar seus métodos de ensino, para que assim, o desenvolvimento dos alunos possa ser favorecido, pois a escolha criteriosa dos recursos didáticos poderá interferir no interesse das crianças pelo conteúdo das aulas e no êxito do trabalho do professor. O intuito deste estudo é relacionar o uso das analogias com o processo de ensino e aprendizagem, alertando sobre os riscos da má utilização e os benefícios quando empregadas de maneira adequada. Este propósito será conseguido através de revisão bibliográfica que será realizada por meio da leitura de obras e artigos científicos. Tal análise evidenciou a necessidade de problematização do tema dentro dos espaços de formação inicial e continuada de professores, considerando que muitos a utilizam de maneira inconsciente, e também demonstrou o quanto a utilização de imagens e texto em forma de analogias pode facilitar o entendimento do aluno e favorecer o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This study is about the analogies use in science education: its possibilities and limitations. Such an approach is necessary due to the need for the teacher to improve his teaching methods, so that the students' development can be favored, since the careful choice of teaching resources may interfere in the children's interest in the content of the classes and in the success of the teacher's work. This study’s aim is to relate the analogies use with the teaching and learning process, warning about the risks of misuse and the benefits when used properly. This purpose will be achieved through bibliographic review that will be carried out by reading scientific works and articles. Such analysis showed the need to problematize the theme in the spaces of initial and continuing teacher education, considering that many use it unconsciously, and also demonstrated how the use of images and text in the form of analogies can facilitate the student's understanding and favor the teaching and learning process
Palavras-chave: Ensino fundamental I
Ciências da natureza
Recursos didáticos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1794
Data do documento: 23-Nov-2020
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francine Suely Garcia.pdf621,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.