Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1802
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Título : ORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO: série ou ciclos, série e ciclos?
Otros títulos : RAFAELA ABREU JUSTINO
metadata.dc.creator: Justino, Rafaela Abreu
Magalhães, Glória Lúcia
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda a organização dos sistemas de ensino: série ou ciclos, série e ciclos. Tal abordagem se faz necessária com base no atual cenário escolar onde o sistema de ensino em ciclos que propõe uma lógica divergente do ensino em série, ainda aponta falhas e incoerências. O objetivo deste estudo é descrever e analisar as chances dos ciclos em imprimir lógicas diferentes nas séries, no trabalho e frisar a partir do atual cenário escolar, divergências entre o que foi proposto e a realidade, podendo identificar também aspectos que contribuam para uma nova perspectiva e reflexão diante do contexto atual. Este intento será conseguido mediante revisão bibliográfica realizada por meio da leitura de obras e artigos científicos. O estudo esclareceu que os ciclos como forma de organização escolar e desenvolvimento de currículo diante de uma concepção democrática e inclusiva ainda estão a caminho de serem construídos. Contudo os ciclos, desenvolvidos como progressão continuada, que venha a ser incorporado no ambiente escolar necessita da construção de um significado real para a formação e desenvolvimento da criança. Há também a concepção entre educadores de que embora os ciclos e a progressão continuada sejam essenciais na democratização do conhecimento e para superar o fracasso escolar, não se encontra condições materiais, institucionais e pedagógicas para o seu funcionamento e com isso creem que a promoção automática comprometeu ainda mais a qualidade do ensino.
Resumen : This paper approaches the organization of the teaching systems: series or cycles, series and cycles. Such an approach is necessary based on the current school scenario where theteaching system in cycles that proposes a divergent logic of teaching in series, still points failures and inconsistencies. The goal of this study is to describe and analyze the chances of the periods in put different logic in series, at work and point at current school scenario divergences between what was proposed and the reality, and also identifying aspects that contribute for a new perspective and reflexion given the current scenario. This intent will be achieved through bibliographic review, by the reading of work and scientific articles. The study clarified that the periods as a way of school organization and development of curriculum before a democratic and inclusive are still in the way to be construct. However, the periods developed as continued progression that come to be incorporated in the school environment need the construction of a real meaning to the formation and development of the child. There is still the conception among educators that although the periods and continued progression are essential in democratization of knowledge and to overcome the school failure, there are no material conditions, institutional and pedagogical for its work and with that believe that automatic promotion compromised much more the quality of teaching
Palabras clave : Sistema de ensino
Série
Ciclo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1802
Fecha de publicación : 23-nov-2020
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Rafaela Abreu Justino.pdf316,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.